Instalação de hidrometro


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai instalar mais de 18 mil hidrômetros nos 30 municípios das regiões Agreste e Trairi abastecidos pela adutora Monsenhor Expedito. A medida tem o objetivo de controlar o desperdício de água e cobrar valores justos pelo consumo, de acordo com o registro no medidor de cada imóvel. A empresa atende reivindicação dos consumidores que algumas vezes são abastecidos de forma irregular por causa do consumo descontrolado de outros que pagam uma tarifa única, independente do volume consumido, porque não têm hidrômetro.

O processo para contratação da empresa que vai instalar os novos hidrômetros já foi iniciado e a previsão é concluir em 60 dias. Após a seleção, a Caern emite a Ordem de Serviço e começa o trabalho de instalação. De acordo com dados do assessor Comercial, José Dantas, alguns imóveis possuem hidrômetros com mais de 10 anos de uso e nesses casos a empresa precisa substituí-los. Ele explica que como o equipamento é semelhante a um relógio, com o passar dos anos as engrenagens se desgastam e a partir dos cinco anos de uso, fica ineficiente. A instalação ou troca dos aparelhos propicia ao usuário utilizar a água de forma disciplinada, contribuindo para que o produto alcance todos os consumidores, de forma contínua. 

MUNICÍPIOS

As cidades onde a Caern vai instalar hidrômetros são: Lagoa Salgada, Lagoa de Pedras, Lagoa D"Anta, Lagoa de Velhos, São Paulo do Potengi, São Pedro, Serra Caiada, Senador Eloy de Souza, Santa Maria, Ielmo Marinho, Rui Barbosa,Caiçara do Rio dos Ventos, Tangará, Santa Cruz, Lajes Pintadas, Serrinha, Monte Alegre, São José de Campestre, Passa e Fica, Boa Saúde, Barcelona, Sítio Novo, Bom Jesus, São Tomé, Monte das Gameleiras, Serra de São Bento, Japi, São Bento do Trairi, Jaçanã, Coronel Ezequiel e Campo Redondo.

Além das sedes dos municípios a Caern pretende atender com medidores 225 comunidades rurais localizadas ao longo da adutora. No total, incluindo cidades e distritros, a empresa vai atender universo de 157.670 habitantes

Comentários