GOVERNO DO RN ASSINA PROTOCOLO DE INTENÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DE PORTO

O Governo do Rio Grande do Norte assinou ontem protocolo de intenções com um grupo indiano que pretende investir R$ 700 milhões no setor mineral do estado, com vistas à exportação de minério de ferro proveniente de Cruzeta, na região Seridó, e construir um porto privado para escoar o produto. O documento foi assinado com o investidor indiano Pramod Agarwal, da Zamin Ferrous, e os empresários José Fonseca e Jay Shah, da SUSA Mineração. O grupo já atua na extração de minério na região Seridó, em parceria com a SUSA.

A governadora Rosalba Ciarlini revelou a expectativa com relação a um novo porto só para o escoamento de minerais no Rio Grande do Norte. Segundo ela, a assinatura do protocolo representa importante passo para o avanço do setor mineral do estado. "A possibilidade é que a estrutura seja implantada em Porto do Mangue. Mas estudos ainda serão feitos", disse a governadora.

A perspectiva de exportação inicial é de 1 milhão de toneladas/ano e de atingir de 3 milhões a 5 milhões de toneladas/ano até 2014. O projeto está em fase inicial, o que corresponde a R$ 200 milhões. Em setembro, a SUSA exportou o primeiro carregamento de minério de ferro pelo Porto de Natal com destino à China.

Rosalba Ciarlini disse que o estado tem dado condições para ampliar os investimentos no Rio Grande do Norte. Mas também ressaltou que é "fundamental que o transporte desse material seja feito pelo porto de Natal".

A chefe do Executivo frisou ainda o apoio da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) com o incentivo para minerais. "Esta é uma atividade cada vez mais forte", comentou.

INVESTIDOR

O grupo Zamin Ferrous já atua no Brasil nos estados da Bahia e Amapá. O RN será o terceiro estado do país com investimentos dessa empresa. O investidor Pramod Agarwal afirmou que "o Rio Grande do Norte tem muitas oportunidades com grande potencial mineral a ser ainda mais desenvolvido".

Ele respaldou a opinião da governadora com relação a importância do porto de Natal para exportação da carga. Até o final de 2011, mais três navios com 35 mil toneladas de minério de ferro deverão ser exportados pelo porto de Natal e no próximo ano a projeção é que saiam, mensalmente, três navios com mesma capacidade.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, salientou a importância de infraestrutura e logística para dar mais força a exportação do minério de ferro no Rio Grande do Norte. Ele frisou que a indústria de base será evoluída ao longo dos anos com o trabalho de exportação. "A intenção é transformar recurso mineral em riqueza mineral", declarou.


fonte: Tribuna do Norte

Comentários