VATICANO FICA REVOLTADO COM CAMPANHA DA BENETTON


Posicionados em locais estratégicos, os outdoors incomodaram. Em Roma, um cartaz posto na ponte em frente ao Castelo Sant’Angelo - a poucas quadras da Praça de São Pedro -, em que o papa Bento XVI beija Ahmed Mohamed el Tayeb, imã da mesquita de Al Azhar no Cairo, causou revolta no Vaticano. A Santa Fé emitiu uma nota afirmando que a campanha faz um “uso inaceitável da imagem do Santo Padre, manipulada e explorada em uma campanha publicitária com fins comerciais”.

- Se trata de uma grave falta de respeito pelo Papa, de uma ofensa aos sentimentos dos fiéis, de uma demonstração evidente de como na área da publicidade pode-se violar as regras elementares do respeito às pessoas para chamar atenção por meio da provocação - afirmou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

Pouco depois de Lombardi anunciar que a Igreja iria tomar as atitudes necessárias perante as “autoridades competentes” para “garantir o respeito com a figura do Santo Padre”, a Benetton decidiu voltar atrás:

- Reiteramos que o sentido desta campanha é exclusivamente combater a cultura de ódio em todas as suas formas. Por isso, nos entristece que o uso da imagem do Papa e do Imã tenha atingido tanto a sensibilidade dos fiéis. De acordo com nosso sentimento, decidimos retirar imediatamente esta imagem de cada publicação - afirmou um porta-voz da empresa.

A imagem dos líderes religiosos não foi a única a ser retirada da campanha. Uma montagem que trazia o beijo entre a chanceler alemã Angela Merkel e o agora ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi também saiu de circulação por causa da renúncia do premiê, apesar de ter sido produzida:

- O objetivo não é provocar, mas usar pessoas que são símbolos por causa de suas funções - explicou Alessandro Benetton, vice-presidente do grupo - Uma pessoa que não está mais na presidência do Conselho de Ministros (da Itália) não é mais a mesma figura para lançar essa mensagem.

fonte: O Globo

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