CAMPEONATO BRASILEIRO ACABA HOJE


O Campeonato Brasileiro chega à sua última rodada neste domingo e, dos 20 participantes, poucos são os que não têm ambições em suas partidas derradeiras na competição. O Santos está fora da briga pelo título e já tem vaga na Libertadores. Na parte baixa da tabela, América-MG e Avaí já têm decretado o rebaixamento. No meio, Grêmio e Palmeiras são clubes que não têm chance de classificação para a Libertadores e que já asseguraram lugar na Copa Sul-Americana de 2012.
Para os demais 15 participantes, há muito em jogo. Acompanhe abaixo um panorama do que cada um destes clubes precisa fazer para ter um fim de ano feliz no Brasileirão. E mais: a partir das 13h, o GLOBOESPORTE.COM inicia a cobertura em Tempo Real, trazendo todo o clima da chegada aos estádios, com fotos, vídeos e muita informação.
header brasileirão (Foto: arte esporte)
Corinthians (70 pontos): precisa de um empate com o Palmeiras para não depender do resultado do Vasco (que tem 68 pontos e duas vitórias a menos). Se for derrotado no Pacaembu, terá de torcer para que o Flamengo consiga ao menos um empate no Engenhão.
Vasco (68 pontos): será campeão com apenas uma combinação de resultados. Precisa ganhar do Flamengo, no Engenhão, e contar com uma derrota do Corinthians para o Palmeiras.
header libertadores (Foto: arte esporte)
Fluminense (62 pontos): já está classificado, mas precisa ao menos de um empate com o Botafogo, em Volta Redonda, para conseguir a classificação direta para a fase de grupos. Se perder, terá de torcer para que o Flamengo não supere o Vasco.
Flamengo (60 pontos): para ir diretamente à fase de grupos, precisa ganhar e contar com uma derrota do Fluminense para o Botafogo. Um empate já é suficiente para ir para a Pré-Libertadores. Se perder, terá de torcer para que no máximo um de três concorrentes vença: Coritiba, Inter ou Figueirense.
Coritiba (57 pontos): garante uma vaga (na Pré-Libertadores), sem depender de outros resultados, se derrotar o rival Atlético-PR na Arena da Baixada. Se empatar, terá de torcer para que Inter, Figueirense, São Paulo e Botafogo não vençam. Se for derrotado, precisará que todos os concorrentes percam também.
Inter (57 pontos): se fizer a sua parte e vencer o Grêmio, bastará que o Coritiba não ganhe do Atlético-PR na Arena ou que o Flamengo perca para o Vasco. Se empatar, terá de contar com uma derrota do Coxa e no máximo um empate de Figueirense (com Avaí) e São Paulo (com Santos). Em caso de derrota, não há chance de classificação.
Figueirense (57 pontos): se bater o Avaí, ainda precisará ultrapassar dois de três concorrentes que hoje estão à sua frente - Flamengo, Coritiba e Inter. Isso aconteceria em caso de derrota do primeiro para o Vasco e no máximo um empate dos os outros dois com Atlético-PR e Grêmio, respectivamente. Em caso de empate, teria de contar com derrotas de Coritiba e Inter e no máximo um empate de São Paulo (com Santos) e Botafogo (com Fluminense). Se perder, estará fora da briga.
São Paulo (56 pontos): só mantém as chances de classificação se derrotar o Santos. Ainda assim, tem de contar com no máximo um empate de Coritiba, Inter e Figueirense diante de Atlético-PR, Grêmio e Avaí, respectivamente.
Botafogo (55 pontos): vive situação quase igual à do São Paulo. A diferença é que, além de ganhar, precisa também de um tropeço do próprio Tricolor paulista diante do Santos.
header sul-americana (Foto: arte esporte)
Atlético-MG (45 pontos): para não depender de outros resultados, precisa vencer ou mesmo empatar com o Cruzeiro - já que assim não poderia mais ser superado pelo Bahia (que tem 43 pontos e três vitórias a menos). Se perder, terá de contar com uma derrota do Atlético-GO para o América-MG ou um empate do Bahia com o Ceará.
Atlético-GO (45 pontos): só a vitória sobre o América-MG elimina a necessidade de se preocupar com outros resultados. Mas um empate também deixa o time em ótima situação: só perderia a vaga se o Atlético-MG pontuasse diante do Cruzeiro e se o Bahia vencesse o Ceará e tirasse uma diferença de oito gols de saldo. Se perder, terá de contar com empate ou derrota do Bahia.
Bahia (43 pontos): só a vitória sobre o Ceará lhe interessa. Ainda assim, precisa que o Atlético-MG perca para o Cruzeiro ou que o Atlético-GO no máximo empate com o América-MG - mas neste caso teria de tirar uma diferença de oito gols de saldo.
header rebaixamento (Foto: arte esporte)
Cruzeiro (40 pontos): precisa vencer o Atlético-MG para não depender dos resultados dos concorrentes. Se empatar, terá de torcer para que o Ceará não vença o Bahia e para que o Atlético-PR não consiga, diante do Coritiba, uma histórica goleada que tiraria uma diferença de dez gols de saldo. Em caso de derrota, Ceará e Atlético-PR poderiam no máximo empatar.
Ceará (39 pontos): como tem um saldo de gols muito inferior ao do Cruzeiro (negativo de 16 contra negativo de oito), só mantém a possibilidade de escapar da degola se vencer o Bahia. Mesmo assim, terá de torcer por no máximo um empate do Cruzeiro.
Atlético-PR (38 pontos): assim como o Ceará, tem uma desvantagem dupla na disputa com o Cruzeiro: pontos a menos e saldo de gols bem inferior. Por causa disso, se ganhar do Coritiba por menos de dez gols de diferença, terá de torcer pela derrota do time celeste no clássico com o Atlético-MG. Ainda é preciso torcer por ao menos um empate do Ceará.

Comentários