RYCHARDSON FOI LIBERADO

Isaac Lira - repórter

Após quatro meses e 12 dias de prisão, o ex-diretor do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem), Rychardson de Macedo Bernardo, conseguiu na Justiça o direito de responder às acusações relativas à Operação Pecado Capital em liberdade. O Tribunal Regional Federal da 5ª Região concedeu a soltura devido ao excesso de prazo da prisão preventiva. Rychardson, considerado pelo Ministério Público o mentor do suposto esquema de desvios no Ipem, era o único dos cinco acusados inicialmente presos que ainda estava detido. 
Rodrigo SenaMesmo em liberdade, Rychardson tem que seguir atos processuaisMesmo em liberdade, Rychardson tem que seguir atos processuais

O habeas corpus foi conseguido junto ao TRF após o julgamento de mérito da ação.  O pedido liminar havia sido negado pelo desembargador Francisco Wildo Lacerda Dantas. À época, Francisco Wildo Lacerda argumentou que precisava de mais informações acerca do processo. Após manifestação da Justiça Federal do RN e do Ministério Público Federal, a segunda turma do Tribunal - uma espécie de colegiado de desembargadores - decidiu pela soltura do acusado. 

Até o fechamento dessa edição Rychardson de Macedo Bernardo ainda estava no comando da Polícia Militar, sem previsão para ganhar as ruas. O oficial do dia informou à reportagem que o alvará de soltura ainda não havia chegado e só seria possível a liberação após a chegada do oficial de Justiça com o documento.

Desde que o mandado de prisão preventiva foi expedido pela Justiça, ainda em setembro, Rychardson permaneceu preso no Comando Geral da Polícia Militar por 135 dias. No entanto, de acordo com o advogado de Rychardson de Macedo, Ademar Rigueira Neto, quando o pedido anterior de habeas corpus foi negado, a Justiça estipulou prazo para que as testemunhas de acusações fossem ouvidas. 

O MP, por sua vez, teria arrolado 45 testemunhas, sendo que 18 não estavam no Rio Grande do Norte. Além disso, ainda de acordo com o advogado, o processo não tinha caminhado e, por isso, o Tribunal decidiu pela soltura de Rychardson. 



fonte: Tribuna do Norte

Comentários