SÃO TOMÉ: MELHORIA NA REDE DE ESGOTO


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) realiza uma série de melhorias em seis municípios próximos a Natal como São Tomé, Riachuelo, Caiçara do Rio dos Ventos, Lajes e São Paulo do Potengi.  São ações que proporcionam avanços na área de esgotamento sanitário como limpeza de tubulação, desobstrução em moradias, extensão de redes, sistema de esgotamento e manutenção em lagoas de estabilização. 
“O foco concentra-se na manutenção do sistema, observando não apenas parte da estrutura coletora como a de tratamento, que envolve também as estações elevatórias”, explica a chefe da Unidade de Esgotos da Caern para a região, engenheira Paula Ângela Liberato.
Em São Tomé, a empresa está substituindo antigos trechos de tubulação da rede coletora que estavam obstruídos, por novos dutos de PVC e promovendo a recuperação de caixas de esgotos em ruas e residências. Essas ações emergenciais, resolvendo situações pontuais na cidade, representam o assentamento de 300 metros de tubulações para coleta de esgoto e aplicação de R$ 25 mil.
Nas cidades de Lajes, Caiçara do Rio dos Ventos e Riachuelo, a Companhia realizou a limpeza completa das lagoas de estabilização das estações locais de tratamento de esgotos, com a retirada da vegetação do entorno das lagoas e desses próprios reservatórios que recebem e executam o tratamento de efluentes, aumentando a eficiência desses sistemas.
A Caern forneceu os tubos para a instalação de rede coletora para a extensão em 430 metros a ser realizada em breve, numa parceria com a prefeitura de São Paulo do Potengi, no conjunto habitacional João XVIII, situado naquela cidade que fica a 71 quilômetros da capital. 

Comentários