NATAL PODERÁ TER 10 CANDIDATOS


Após a confirmação do apoio do PPS a pré-candidatura de Carlos Eduardo a prefeitura de Natal e a deflagração do processo de composições políticas para as eleições deste ano, o Blog do BG consultou vários observadores da política local para montar um quadro das possíveis coligações e o tempo de televisão que elas vão dispor no horário eleitoral.
De certo que este quadro está sujeito a mudanças até 30 de junho, quando expira o prazo para realização das convenções e a efetivação das coligações. Mas com certeza a chance do cenário pesquisado se efetivar é grande.
Vamos aos dados.
ROGÉRIO MARINHO
PSBD/DEM/PR/PSC
TEMPO TV: 7min e 25seg
OBS: O PTB (1mim e 10seg) é um dos cotados para compor essa coligação. Com a entrada do Partido, o tempo de televisão de Rogério Marinho aumentaria para 8min e 43seg


CARLOS EDUARDO
PDT/PPS
TEMPO DE TV: 2min e 15seg
OBS: O PRB (18seg) do vereador Raniere Barbosa e o PCdo B (56seg) são siglas cotadas para compor com  ex-prefeito Carlos Eduardo. Com o PRB o tempo de TV da coligação aumentaria para 2min e 33seg, e com o PCdoB, para 3min e 11seg. Com os dois partidos, a propaganda televisionada seria de 3min e 39seg.

WILMA DE FARIA
PSB/PSD
TEMPO DE TV: 1min e 40seg
OBS: Apesar de contar com o apoio do PSD que tem a 3º maior bancada na Câmara Federal, dificilmente parceria se converterá em tempo de TV. Isso por que devido ao PSD ter sido criado em 2011, dificilmente a sigla terá tempo de televisão no pleito deste ano. Para ampliar seu espaço na mídia, a ex-governadora está mantendo conversas com o PTB, que tem (1min e 10seg). Se a parceria se confirmar Wilma de Faria terá 2min e 50segde programa político.

FERNANDO MINEIRO
PT
TEMPO DE TV: 3min e 47seg
OBS: O PT está costurando uma parceria antiga e tradicional com o PCdoB do vereador George Câmara, que dispõe de 56seg de espaço. Caso seja efetivada o tempo de TV da coligação seria de 4min 43seg.


MICARLA DE SOUZA
PV/PP/PMN
TEMPO DE TV: 3min e 26 seg
OBS: O PV da atual prefeita Micarla, pleiteia o apoio do PRB, do Pastor Valdir Trindade dos Santos. Com a participação da sigla o tempo de tv da “coligação verde” aumentaria para 4min e 36seg.


HEMANO MORAIS
PMDB
TEMPO DE TV: 3min e 23seg
OBS: O PMDB é um dos partidos que tem sentido mais dificuldade em viabilizar apoios ao seu projeto. Nesse momento o partido flerta com o PRB que tem 18seg de TV. Com a concretização do apoio o tempo de televisão do candidato Hermano Morais seria de 3min 41seg.

OUTROS CENÁRIOS
PSTU
TEMPO DE TV: 21seg
OBS: Sempre lança candidato próprio. Geralmente o nome escolhido é o do sindicalista Dário Barbosa. Esse ano pretende conquistar uma vaga na Câmara Municipal de Natal através da candidatura da professora Amanda Gurgel, que foi destaque na mídia nacional pelo seu discurso em prol da educação brasileira.

PSOL
TEMPO DE TV: 28seg
OBS: Nos últimos anos tem evitado fazer coligações preferindo lançar candidatura própria e independente.

PTB
TEMPO DE TV: 1min10seg
OBS: Por causa do representativo tempo de TV é um dos partidos mais cobiçados para compor as coligações. Neste momento mantêm conversas com os pré-candidatos Rogério Marinho, Wilma de Faria e Hermano Morais. A possibilidade de sair com candidatura própria é pequena.

PCB
TEMPO DE TV: 21seg
OBS: Não tem tradição em lançar candidatos a prefeitura de Natal.

PCdoB
TEMPO DE TV: 56seg
OBS: O PC do B, do vereador George Câmara, é aliado histórico do PT em Natal. Mas nos últimos anos se aproximou do PSB da pré-candidata Wilma de Faria, que disputa com o petista Fernando Mineiro o apoio do partido.

PHS
TEMPO DE TV: 26seg
OBS: São grandes as chances do partido, que tem como principal nome em nível municipal o vereador Maurício Gurgel, se coligar com Wilma de Faria e o PSB.

PSDC
TEMPO DE TV: 21seg
OBS:  O partido tem apostado nas últimas eleições no nome do Advogado Joanilson de Paula Rêgo. No último pleito para governador, Joanilson teve uma votação expressiva principalmente entre as classes A e B.


FONTE: BLOG DO BG



Comentários