ROGÉRIO MARINHO PARTICIPARÁ DA CPI DE CARLOS CACHOEIRA


Com as assinaturas válidas de 337 deputados e 72 senadores, o requerimento de criação da CPI do Cachoeira foi lido pelo 1º secretário, deputado Eduardo Gomes (TO), na manhã desta quinta-feira (19) em sessão do Congresso. Os partidos terão até as 19h30 da próxima terça-feira (24) para indicar os integrantes.
Ao todo são 15 deputados e 15 senadores, com igual número de suplentes. Prevista para começar na quarta (25), a comissão mista de inquérito investigará as relações do contraventor – preso na penintenciária da Papuda, em Brasília – com agentes públicos e privados. Em pronunciamento, o líder do PSDB na Câmara, deputado Bruno Araújo (PE), foi taxativo: “Vamos apurar tudo e dar a nossa contribuição.”
Araújo exaltou as biografias dos nomes designados pela oposição para atuar na CPI: pela Câmara, o tucano indicou o promotor de Justiça licenciado Carlos Sampaio (SP) e o delegado da Polícia Federal licenciado Fernando Francischini (PR) como titulares. Na suplência, estarão Domingos Sávio (MG) e Rogério Marinho (RN).
Em discursos no início da manhã, deputados do PSDB elogiaram as escolhas. O líder destacou, ainda, os nomes indicados pela oposição e pelo bloco da Minoria no Senado: Randolfe Rodrigues (PSol-PA), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Jayme Campos (DEM-TO), Alvaro Dias (PR)Aloysio Nunes Ferreira (SP) e Cássio Cunha Lima (PB).
“Esperamos que esta CPI possa dividir com o país, em pleno processo eleitoral, as entranhas do crime organizado e das empresas que participam de forma nada republicana e abusiva das relações com o poder público”, afirmou o parlamentar do PSDB. Segundo ele, é crucial que a população acompanhe os trabalhos da comissão de inquérito a partir da mídia e das redes sociais.
De acordo com o requerimento aprovado por ampla maioria dos integrantes do Poder Legislativo, a CPI investigará as práticas criminosas envolvendo o empresário de jogos de azar, desvendadas pelas operações Vegas e Monte Carlo da Polícia Federal. Depois de instalado, o colegiado terá 180 dias para apresentar um relatório sobre o caso.
Fonte: PSDB na Câmara

Comentários