MORRE EX-GOVERNADOR DA PARAÍBA


A Paraíba amanheceu triste na manhã desse sábado (7). Um dos seus ex-governadores mais ilustres, Ronaldo Cunha Lima, morreu aos 76 anos durante a madrugada, no seu apartamento em João Pessoa. Ele morreu de uma parada respiratória em decorrência de um câncer no pulmão diagnosticado desde julho do ano passado. 
DivulgaçãoRonaldo Cunha  Lima era da Academia Brasileira de Letras, desde 1994
Ronaldo Cunha Lima era da Academia Brasileira de Letras, desde 1994

A última internação dele foi em janeiro deste ano e, desde então, estava recebendo atendimento clínico em casa. Ele estava sob o efeito de sedativos desde a quinta-feira passada e a família já não tinha mais esperanças de que o quadro clínico pudesse mudar. O quarto do ex-governador havia sido equipado há alguns meses como uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Seu filho, o senador Cássio Cunha Lima, fez o anúncio da morte no Twitter: "Os Poetas não morrem! O Poeta Ronaldo Cunha Lima, após uma vida digna, descansou", se referindo ao fato do ex-governador ter vários livros já publicados e se orgulhar de ser conhecido como "Poeta".

Segundo o irmão do x-governador, Renato Cunha Lima, o corpo foi velado durante a tarde do sábado no Palácio da Redenção, sede do governo estadual, em João Pessoa. O corpo foi levado à noite para Campina Grande, onde está sendo velado até o sepultamento, que deverá ocorrer às 11h de hoje no cemitério Monte Santo. 

Na manhã de ontem, várias autoridades visitaram a casa de Renato Cunha Lima para prestar solidariedade à família do ex-governador Ronaldo Cunha Lima, como, por exemplo, Fernando Catão (presidente do TCE), João Gonçalves (deputado estadual), Gleryston Lucena (ex-secretário de estado na gestão de Ronaldo), Lauremilia Lucena (vice-governadora na primeira gestão de Cássio Cunha Lima à frente do Estado), Cícero Lucena e Silvia Cunha Lima (esposa de Cássio).

BIOGRAFIA

Ronaldo Cunha Lima, ex-governador da Paraíba, teve uma extensa história política, contando  mais de 50 anos de carreira. Iniciara a sua carreira ainda estudante, como vice-presidente do Centro Estudantil Campinense. O seu último cargo foi o de deputado federal, o qual ele exerceu até a renúncia em 2007. 

Em 1969, ele se elegeu prefeito de Campina Grande, mas a ditadura militar cassou o seu mandato. Em 1982, ele foi eleito de novo, mas dessa vez ele conseguiu assumir o cargo.

Em 1990, Ronaldo se elegeu governador da Paraíba. Acabou deixando o cargo para poder disputar uma vaga no Senado. 

O político também se orgulhava do seu lado poeta. Em 1994, ele assumiu a cadeira 14 da Academia Paraibana de Letras. Uma de suas paixões era a poesia do também paraibano Augusto dos Anjos.  É o autor,por exemplo, do poema "Habeas Pinho", que ilustra diversos bares e restaurantes em João Pessoa.


FONTE: TRIBUNA DO NORTE



Comentários