FUTEBOL: O POTIGUAR SANDRO É DESTAQUE EM REPORTAGEM DO GLOBO ESPORTE.COM


Sandro, volante do Botafogo-PB (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)No ano que vem, Sandro vai estrear com
a camisa do Botafogo-PB (Foto: Lucas Barros)
Em 2003, o Cruzeiro conquistou um feito inédito: a tríplice coroa. Até hoje, a Raposa é o único clube do país a conquistar no mesmo ano o Campeonato Estadual, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Aquele time foi um dos melhores dos últimos tempos e encantou os torcedores. O elenco contava com jogadores de alto nível, como os meio-campistas Alex e Zinho, e os atacantes Deivid e Aristizábal. Menos badalado que os craques da equipe, o volante Sandro participou da campanha dos três títulos e relembra com saudade daquele ano de vitórias. Com 31 anos, e recém-contratado pelo Botafogo-PB, o atleta se inspira na melhor fase da sua vida para viver bons momentos no time paraibano.
Naquela temporada, Sandro tinha acabado de conquistar o título da Série B pelo Criciúma, em 2002. E estava de volta ao clube depois de empréstimo à equipe catarinense. Ele não era titular absoluto, mas participou de vários jogos, ajudando o time celeste. Logo no início do ano, o volante disputava vaga com Martinez, que se machucou na segunda rodada do Brasileiro. Ao todo foram 36 partidas disputadas em 2003, entre amistosos, Campeonato Mineiro, Copa Sul-Americana e o Brasileirão, o primeiro na era dos pontos concorridos.


Depois de cinco temporadas no Cruzeiro, Sandro se transferiu em 2008 para o Ipatiga. Teve ainda passagens por Ituano, América de Natal, Americana, Paysandu, Marília e Saigon, do Vietnã, antes de chegar ao Botafogo-PB neste ano. 

A festa
O grito de campeão Brasileiro, por exemplo, veio com três rodadas de antecedência do fim do campeonato. O Cruzeiro superou o Paysandu e venceu por 2 a 1, no Estádio Mineirão, que recebeu mais de 73 mil torcedores. A partida foi o recorde de público da competição. Os gols foram marcados por Zinho, aos sete minutos do primeiro tempo, Mota, aos 28, com Aldrovani descontando para o time paraense aos 45 do segundo tempo. Inclusive, esse foi o jogo que ficou marcado na cabeça do jogador.
- Foram tantos jogos inesquecíveis que disputamos. Mas o último que você joga para ser campeão é o que marca. E ainda mais quando você solta o grito de campeão. Esse contra o Paysandu ficará marcado para sempre - revelou o atleta.
O clima cruzeirense
Sandro, ex-volante do Cruzeiro (Foto: Divulgação / Site Oficial)
Sandro vestindo o uniforme de treino do
Cruzeiro (Foto: Divulgação / Site Oficial)
Segundo Sandro, os jogadores que estavam chegando ao Cruzeiro venceram a desconfiança. Já que em 2003, a imprensa e a torcida celeste não acreditavam no que a equipe era capaz de conquistar no decorrer da temporada. Surpreendendo a todos.
- O clima era agradável e a maioria dos jogadores que foram para o elenco eram pessoas que a torcida e a imprensa não confiavam no início dos trabalhos. No decorrer dos jogos, fomos ganhando a confiança de todos e mostrando o nosso valor. Com certeza, foi muito importante para o grupo. Quando todos estão ao seu lado, é possível jogar mais tranquilo e focado naquilo que você pode fazer.


Referências da tríplice coroa



Jogador experiente, Sandro foi revelado pelo ABC, do Rio Grande do Norte. Dentro e fora dos gramados, o volante tinha algumas referências no elenco do Cruzeiro naquele ano. De acordo com o atleta, o meio-campo Alex, que foi recentemente contratado pelo Coritiba depois de quase uma década na Europa, foi primordial naquele grupo.

- Foi um cara decisivo e que realmente chega a dispensar qualquer comentário sobre ele. É um fenômeno mesmo. O grupo em si era muito forte, mas quem se destacava mesmo era Alex.
Alex Cruzeiro arquivo (Foto: Reuters)
Alex foi um dos destaques do Cruzeiro durante a
temporada de 2003 (Foto: Reuters)
Sandro ainda revelou que o técnico Vanderlei Luxemburgo, atualmente no Grêmio, era muito rigído com os atletas e que ao mesmo tempo apoiava todo o elenco cruzeirense. Segundo ele, Luxa foi uma das peças-chave para o grupo.
- Luxemburgo também cobrava bastante e dava muita moral e apoio. O grupo todo tinha um grande respeito por ele, como acontece até hoje. Era outro verdadeiro líder. Foi uma peça fundamental para o time ser bem sucedido na temporada.
Momentos no futebol
Depois de atuar por vários clubes, Sandro diz que as pessoas esquecem muito rápido o que alguns jogadores fazem no futebol. Segundo ele, a cada dia precisa-se provar dentro de campo as suas qualidades. E caso os atletas tenham uma sequência ruim de jogos ruins são críticados pela torcida. 
- Às vezes você pode não estar num dia bom. Com dedicação, é possível superar tudo isso. Nas equipes que eu defendi, prometi muita dedicação, vontade e profissionalismo. Você nem sempre vai estar 100% bem - comentou.
O que espera para 2013...
Um dos mais experientes no elenco do Botafogo-PB, que ainda conta com o atacante Warley, que teve passagem por São Paulo, Grêmio e Seleção Brasileira, Sandro diz que será um previlégio jogar em João Pessoa e defender as cores do time paraibano.
Sandro, volante do Botafogo-PB (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)Sandro durante o primeiro treino pelo Botafogo-PB este a com o preparador físico do clube (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)
- Graças a Deus, por onde eu passei fui bem sucedido e espero que aqui não seja diferente. O Botafogo está montando um elenco com jogadores competentes e que podem realmente alcançar os seus objetivos. Eu quero ser feliz aqui - afirmou.
O novo clube de Sandro tem como técnico Marcelo Vilar, ex-Treze e Palmeiras. A estreia do time no Campeonato Paraibano do ano que vem, acontece dia 6 de janeiro, contra o CSP, no Estádio da Graça, em João Pessoa.

Comentários