O USO CORRETO DOS AMARELINHOS


A maioria das cidades do Brasil já possuem algum veículo integrante da frota do Programa Caminhos da Escola. Só na semana passada, a governadora do Rio Grande do Norte, a senhora Rosalba Ciarlini, entregou 146 novos ônibus. Através de um convênio celebrado entre a Secretaria de Estado da Educação os municípios, os veículos são cedidos sob responsabilidade de cada prefeito na gestão do transporte escolar.
Uma exigência do convênio firmado entre Estado e prefeituras é que os ônibus sejam utilizados exclusivamente para o transporte de estudantes da Educação Básica. Compete aos gestores e à sociedade organizada acompanhar a correta utilização e o zelo do transporte escolar. O Ministério da Educação disponibiliza o telefone 0800-616161 para facilitar esse controle social. Exerça-o.
Com o uso exclusivo para as atividade ligadas a educação, mesmo em feriados e finais de semana o mesmo deve ficar ocioso. O racional e lógico seria a sua utilização, mas a proibição deve-se ao aumento da sua depreciação, da necessidade de mais gastos com manutenção e combustível, das possibilidades de quebra, interferindo na pontualidade, segurança e conforto dos alunos, entre outros aspectos.
Mesmo assim, ainda é comum observas muitos “amarelinhos” circulando por festas, eventos particulares ou finalidades que não são ligadas às determinações do Programa.


fonte: blog do Wallace

Comentários