PRIMAVERA DO LESTE: ÍNDIOS SAQUEARAM CARGA E FURTARAM OBJETOS DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL


Um grupo de índios xavantes da reserva Sangradouro, em Primavera do Leste, saquearam uma carga de óleo vegetal e depois furtaram objetos de uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) terça-feira (19) causando uma grande confusão na região. Os patrulheiros foram chamados para atender uma ocorrência onde um caminhão teria estragado próxima a entrada da reserva xavante e quando chegaram foram surpreendidos porque encontraram os índios saqueando a carga de óleo vegetal do caminhão. 
 
 
Os patrulheiros foram empurrados e por pouco não terminou em confronto. Os índios aproveitam esse momento de confusão e entraram na viatura da PRF onde subtraíram um rádio de comunicação (AHT), um celular funcional e o cartão de abastecimento da viatura. Os patrulheiros somente sentiram falta dos objetos quando estavam retornando ao posto. 
 
 
A superintendência da PRF repassou o problema aos superiores em Brasília inclusive ao Ministério da Justiça. A FUNAI também foi acionada no sentido de reaver os objetos subtraídos pelos xavantes. 
 
 
Os índios teriam feito isso como represália porque na segunda-feira (18) a PRF apreendeu um veículo furtado que estava com um indígena de Sangradouro. Os índios comentaram que somente iriam devolver os equipamentos se a PRF devolvessem a pick-up Saveiro deles. 
 
 
Essa não é a primeira que os índios saqueiam veículos na BR 070. Em 2010, índios tomaram uma máquina fotográfica de um repórter de Cuiabá avaliada em R$ 2 mil e a FUNAI teve que restituir o prejuízo ao jornalista que passou por apuros durante abordagem dos índios que estavam armados com bordunas e flechas. Qualquer dificuldade na aldeia, os silvícolas se unem e fecham a BR 070 para cobrar pedágio e chegam a saquear cargas. 
 
 
Apesar da situação, um patrulheiro que acompanhou de perto a situação, disse que o problema está sob controle e que acredita que os equipamentos serão logo devolvidos.


fonte: Cenário MT




Comentários