RESULTADO DAS ELEIÇÕES DE DOMINGO


Com informações da Folhapress
Mais de 140 mil eleitores de 16 municípios elegeram neste domingo-7 novos prefeitos. Ao todo, sete estados tiveram eleições, entre eles o Rio Grande do Norte, que registrou novas votações em Serra do Mel e em Caiçara do Rio dos Ventos.

Foram necessárias novas votações porque as eleições de outubro do ano passado foram anuladas pela Justiça Eleitoral, uma vez que os candidatos que obtiveram mais de 50% dos votos válidos tiveram seus registros de candidaturas rejeitados.

Dessa forma, a Justiça Eleitoral anulou os votos recebidos pelos candidatos em outubro e eles ficaram impedidos de serem diplomados e empossados. Os municípios estavam sendo governados interinamente pelos presidentes das Câmaras Municipais.

A maior parte das eleições foi anulada por conta da Lei da Ficha Limpa: os candidatos que obtiveram mais votos não tiveram seus registros aprovados com base nessa lei. Segundo o secretário-geral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Braga, "a aplicação da lei de Ficha Limpa pelo TSE foi responsável por 90% dos casos de candidatos barrados que ensejarão uma nova eleição".

Eleições em cidades em que os vencedores tiveram seus registros impugnados já haviam ocorrido em fevereiro e março. Ainda há a possibilidade de que novas eleições, referentes ao pleito de 2012, sejam marcadas em outros municípios no decorrer do ano, pois há ainda recursos a serem analisados. Pela previsão de Braga, todas as cidades terão novos prefeitos até julho.

No pleito deste domingo, o PMDB elegeu cinco prefeitos. Já o PSDB venceu em quatro cidades e o PTB, em três.

O PMDB venceu em Eldorado-SP, onde foi eleito Eduardo Fouquet, e em Serra do Mel-RN, com Fábio Bezerra de Oliveira. No Rio Grande do Sul, os peemedebistas foram eleitos em três cidades: Triunfo, onde o novo prefeito é Mauro Poeta, em Tucunduva, com Paulo Schwerz, e em Sobradinho, onde foi eleito Maninho Trevisan.

O PSDB venceu em duas cidades de Minas Gerais: Diamantina, com Paulo Célio, e em São João do Paraíso, com Antônio de Oliveira Pinto. Os tucanos também foram vitoriosos em Coronel Macedo-SP, com Edivaldo Neres, e em Joaquim Távora-PR, com Gelson Mansur Nassar.

O PTB teve prefeitos eleitos em Fernão-SP, Altemar Canelada Campos; Coronel Macedo-SP, Edivaldo Neres de Meira, e em Cachoeira Dourada-MG, José Marcio Storti.

O PR venceu em Água Branca do Amapari-AP, com Genival Gemaque, e em Biquinhas-MG, com Carlos Alberto Rodrigues Pereira.

O DEM venceu em Caiçara do Rio do Vento-RN, com Maria Gomes Lisboa Rocha. O PDT elegeu Adair Toledo em Fortaleza dos Valos-RS.

Em Muquém de São Francisco-BA, o petista Evandro dos Santos Guimarães teve menos votos do que seu adversário, mas foi eleito porque o registro da candidatura de Márcio Cesare Rodrigues Mariano-PP não foi deferido pela Justiça Eleitoral.

Comentários