NATAL: RADAR É RESPONSÁVEL POR 45% DAS MULTAS

Valdir Julião - Repórter da Tribuna do Norte

Nos primeiros quatro meses de 2013, as estatísticas da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) apontam uma queda no ritmo das infrações de trânsitos cometidas por motoristas no perímetro urbano de Natal. A média mensal de lavratura de infrações chegou a 7.040 em 2011, subiu para 8.472 no ano passado, porém caiu para 6.968 entre janeiro e abril deste ano, segundo a estatística do órgão municipal de fiscalização. A queda é de aproximadamente 17%.
Júnior Santos
Radar no cruzamento da Bernardo Vieira com rua dos Tororós registra quase metade das multasRadar no cruzamento da Bernardo Vieira com rua dos Tororós registra quase metade das multas

As infrações de trânsito autuadas por meio eletrônico respondem pela maioria das multas impostas aos motoristas. Em toda a cidade estão instalados e em funcionamento 25 equipamentos eletrônicos, entre radares, fotossensor e lombadas. Somente um deles, o radar que fica situado no cruzamento da avenida Bernardo Vieira com a rua dos Tororós respondeu por 23 mil das 50.602 autuações eletrônicas em 2012, ou seja 45,5%.

João Maria Alves
Estatísticas da Semob apontam redução das autuações manuais
Estatísticas da Semob apontam redução das autuações manuais













O inspetor Carlos Eugênio de Oliveira informou que somente no sentido para as Quintas foram mais 15 mil infrações, contra 8,48 mil no sentido de Lagoa Nova. Em segundo lugar vem o radar da avenida Omar O’Grady, em frente ao Parque das Cidades, com quatro mil autuações. Até o momento, a Semob ainda não tem um estudo relacionado à queda no ritmo das infrações, mas o secretário municipal adjunto de Trânsito, Walter Pedro da Silva, avalia, genericamente, que em decorrência da fiscalização eletrônica, as pessoas tendem a diminuir a infringência das leis de trânsito.


“Elas terminam se acostumando com esse tipo de fiscalização em alguns locais”, avalia Walter Pedro. Ele admite que em virtude da limitação de recursos humanos, houve um “afrouxamento” da fiscalização presencial, ou seja, por parte dos agentes de trânsito. Muitos terminam saindo da fiscalização para ajudar na área operacional e controle tráfego, principalmente em horários de pico e nas vias de maior fluxo de veículos. 

“O pessoal sai da fiscalização em outras vias para desobstruir os congestionamentos e dar suporte ao tráfego, porque a gente prioriza a fluidez dos veículos”, disse ele. A queda do percentual de autuações manuais feitas pelos “amarelinhos” reforçam a avaliação de Walter Pedro. Atualmente, a Semob conta com 92 agentes de trânsito, os chamados “amarelinhos”, mas em virtude de afastamento por licença médica, férias ou outras motivações, somente 70 estão nas ruas. Walter Pedro acredita que para 2014 ocorra concurso público para a contratação de novos agentes de trânsito para suprir as necessidades. O déficit hoje é de  200 agentes.

Segundo ele, a Semob vai propor mudanças na legislação para que, a partir do próximo ano, os “amarelinhos” e os fiscais de transportes urbanos passem a ter as mesmas atribuições – os futuros “agentes de mobilidade urbana” poderão fiscalizar tanto o trânsito como o serviço de transporte coletivo de Natal. “Hoje, um não pode interferir na atribuição do outro”, disse ele. 

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