POLÍCIA CIVIL REALIZA MEGAOPERAÇÃO NA GRANDE NATAL


A Polícia Civil deflagrou no início da noite de ontem uma operação com o objetivo de aumentar a sensação de segurança nos municípios que compõe a Região Metropolitana de Natal. A Operação Saturação contou com a participação de aproximadamente 150 homens de Macaíba, Natal, São Gonçalo do Amarante e Parnamirim. Mais de 40 viaturas acompanharam os procedimentos que duraram toda a noite de ontem. A expectativa do delegado geral da Polícia Civil, Fábio Rogério, é recapturar foragidos, cumprir mandatos judiciais em aberto e diminuir o número de armas ilegais em circulação nas ruas.
Quatro homens foram presos nas primeiras três horas de operação, sendo três em São Gonçalo do Amarante e um em Macaíba. Francisco Eudes Vilela da Silva, 24, possui passagem na delegacia de Canguaretama e um mandato de prisão em aberto por assalto a mão armada. Ele foi detido durante a série de abordagens feitas na cidade de São Gonçalo do Amarante na noite de ontem. O companheiro de Eudes nos assaltos que praticava, Aislan Silva dos Santos, mais conhecido como “Catraca”, também foi preso na noite de ontem. A delegacia de São Gonçalo do Amarante possuía uma série de relatos de assaltos praticados pela dupla a bordo de uma motocicleta de 50 cilindradas de cor preta nos bairros da região.
O terceiro homem foi detido por porte ilegal de arma e, segundo o titular da delegacia de São Gonçalo, Heleno  Luiz da Silva, uma vítima que estava naquele momento na delegacia relatando assalto sofrido, reconheceu o homem. Heleno da Silva estava satisfeito com a ação policial. “Esse tipo de ação ajuda a dar mais segurança para a população. Lugar de polícia é na rua”, disse.
A ação aconteceu simultaneamente nos municípios de Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Parnamirim. No início da noite eles se organizaram na sede da Degepol, onde foram repassadas as últimas coordenadas antes de iniciarem as diligências. O titular da Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov), Frank Albuquerque disse que a operação começou a ser pensada ainda nesta semana. Ele afirmou também que algumas prisões ocorreram já na tarde de ontem. Entre elas a do segundo acusado de estuprar uma mulher na cidade de Pedro Velho, no início do mês de março, Edson Soares de Lima, o Edinho da Caçamba. “É um homem perigoso. Nossas informações são de que ele era o último foragido da fuga que aconteceu no presídio de Mamanguape e de que é autor dos assassinatos de dois sargentos, um da Polícia Militar e outro do Exército”, disse. Ele está internado no Hospital Universitário Onofre Lopes, vítima de um tiro na boca.
A operação é uma resposta da Polícia Civil contra o aumento do número de homicídios que vem sendo registrado no Rio Grande do Norte. De acordo com o Conselho Estadual dos Direitos Humanos e Cidadania (COEDHUCI), a média diária de homicídios registrada no RN cresceu 50%.
Tribuna do Norte

Comentários