MAIS UM DIA DE PROTESTO E VIOLÊNCIA EM SÃO PAULO

As imagens da prisão do repórter do Portal Aprendiz, Pedro Ribeiro Nogueira, ainda repercutiam na imprensa e nas redes sociais quando novas informações de que profissionais estavam sendo detidos e agredidos começaram a ser divulgadas na tarde desta quinta-feira (13/6).

O quarto protesto realizado pelo Movimento Passe Livre contra o aumento das passagens do transporte público em São Paulo foi o mais violento e o que deixou o maior número de jornalistas feridos, presos e agredidos.
Em São Paulo, cinegrafista é atingido por spray de pimenta

Logo no início da manifestação, que começou na região central de São Paulo, o repórter da revista Carta Capital, Piero Locatelli foi preso e encaminhado para a 78ª delegacia por carregar vinagre na bolsa, por volta de 19h ele foi liberado.

O fotógrafo do Portal Terra, Fernando Borges, também foi detido, mesmo se apresentando como profissional de imprensa, ele ficou junto detido com outros manifestantes por volta de 40 minutos e liberado.
Jornalistas do jornal O Estado de S.Paulo e da Rádio Estadão também relataram cenário de extrema violência por parte da polícia, principalmente no lançamento de bombas de efeito moral e spray de pimenta.

Cenário de guerra
Giuliana Vallone foi ferida no rosto por balas de borracha
Do jornal Folha de S.Paulo, seis repórteres foram atingidos e dois levam tiros no rosto. Segundo o próprio jornal, a jornalista Giuliana Vallone e o colega Fábio Braga foram atingidos por balas de borracha no rosto disparadas pela Tropa de Choque da Polícia Militar.

Outros cinco jornalistas da Folha também foram atingidos, o repórter-fotográfico Fábio Braga recebeu dois disparos, um no rosto e outro na virilha.

Repercussão internacional

No início da noite, a Anistia Internacional divulgou nota sobre as manifestações. “A Anistia Internacional vê com preocupação o aumento da violência na repressão aos protestos contra o aumento das passagens de ônibus no Rio de Janeiro e em São Paulo”. A entidade destacou a preocupação em relação ao discurso das autoridades sinalizando a “radicalização da repressão”.

A organização Repórteres Sem Fronteiras divulgou no fim da manhã uma nota de repúdio à prisão do jornalista Pedro Ribeiro Nogueira e a detenção que aconteceram na terça (11/6) do jornalista Leandro Machado, Folha de S. Paulo, do fotógrafo Leandro Morais, do UOL e a agressão do repórter do R7, Fernando Mellis.

"A mídia desempenha um papel crucial nas manifestações, divulgando as queixas dos participantes, relatando a resposta das autoridades e contribuindo a abrir um debate sobre as reivindicações. Os jornalistas não podem ser assimilados aos manifestantes. Por conseguinte, as forças da ordem devem comprometer-se a respeitar a neutralidade e integridade dos profissionais da informação”, declarou RSF.

Fonte: Luiz Gustavo Pacete/Portal Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUTEBOL NA TV