NATAL: CONSTRUÇÃO DA ARENA DAS DUNAS AVANÇA

A um ano do ponta-pé inicial da Copa do Mundo, o Portal Copa 2014 mostra um balanço dos estádios que ainda estão por ser finalizados e atesta que a Arena das Dunas já possui um percentual de construção superior  ao encontrado no estádio Beira-Rio, do Internacional de Porto Alegre, que está sendo apenas reformado para receber os jogos do Mundial. O projeto potiguar atingiu, no início de junho, 71,16% do projeto total, com a conclusão da montagem dos 32 mil lugares das arquibancadas e o início da preparação do terreno para montagem do campo de jogo.
Canindé Soares
O setor de arquibancada da Arena das Dunas falta apenas receber o módulo removível, de responsabilidade do Governo estadualO setor de arquibancada da Arena das Dunas falta apenas receber o módulo removível, de responsabilidade do Governo estadual

A parte oeste da arena potiguar é a que vem requerendo maior atenção por parte do consórcio responsável pelo projeto, pois trata-se do setor que irá concentrar grande parte das instalações do estádio e será a porta de entrada para as delegações, chefes de estados e convidados vips da Fifa. Os vestiários e salas de massagem já estão recebendo revestimento, instalações hidráulicas e elétricas estão em fase de conclusão, bem como a instalação dos elevadores.

De forma simultânea, estão ocorrendo ainda os serviços de pavimentação da parte externa da arena e a instalação das escadas de acesso ao módulo superior das arquibancadas. A área destinada ao campo de jogo está sendo escavada para implantação do sistema de drenagem e irrigação. 

Já os serviços de montagem da estrutura metálica que irá sustentar a cobertura em aço da Arena das Dunas, previsto para iniciar no início desse mês, segundo o assessor de marketing da OAS, Arthur Couto, ainda não tem prazo definido para iniciar. Pelo cronograma oficial, está parte da obra deveria ter iniciado no dia 28 de março, com o serviço se estendendo até o próximo dia 25 de novembro. Como o processo de montagem da estrutura é considerado simples, a questão, segundo os engenheiros, não deve interferir no andamento do projeto, que continua com previsão de entrega para o dia 31 de dezembro.

Da parte referente a arquibancada, falta a instalação do módulo removível, serviço que será por conta do governo do RN e cuja licitação está para ser lançada, de acordo com o secretário da Secopa, Demétrio Torres.

Andamento

Motivo de preocupação por parte da Fifa, a arena do Corinthians registrou um avanço de quase seis pontos percentuais nos últimos 30 dias e o projeto atingiu 75,7% do total da execução. De acordo com a Odebrecht, construtora responsável pela obra, o ritmo forte apresentado no mês de abril está ligado aos trabalhos de acabamento. Bem como a implantação dos módulos da cobertura. A conclusão desse serviço está previsto para  semana que vem, com o içamento do décimo módulo. No setor leste, essa etapa foi finalizada em dezembro. Doze estruturas foram montadas no local. A construção chegou há 23 meses de duração. 

Na Arena Pantanal, o projeto após quatro meses parado nos 62% de conclusão, a construção atingiu a casa dos 70% neste mês. O canteiro de obras conta hoje com 1.350 operários. A Arena Pantanal está há mais de três anos em obras. No Paraná, a Arena da Baixada alcançou o patamar de 68,3% do projeto total. No mês passado, o avanço foi de seis pontos percentuais, o maior desde que o Atlético/PR passou a divulgar os dados. A cobertura da Arena da Baixada começou a ser instalada no último dia 7.

A Arena Amazônia é outra que iniciou o processo de implantação da cobertura e atingiu a marca de 62% do projeto. A fachada e cobertura da Arena da Amazônia são compostas por uma única estrutura metálica com design semelhante ao um cesto de palha indígena. O peso total de toda a estrutura é de 6,67 mil toneladas. A construção vem sendo feita há 36 meses. 


O Internacional/RS divulgou que a reforma do estádio Beira-Rio atingiu a marca de 68,5% de conclusão do projeto neste mês. O maior avanço ocorreu na montagem das “folhas metálicas” da nova cobertura. Até agora, sete estruturas, de um total de 65, foram instaladas ao redor da praça esportiva. Duas delas já estão sendo içadas no local para futura implantação da membrana, processo previsto para ocorrer entre setembro e dezembro deste ano. A um custo de R$ 330 milhões, o novo Beira-Rio terá capacidade para 51 mil espectadores. No Mundial de 2014, receberá cinco partidas, sendo quatro de primeira fase, além de um jogo das oitavas de final.



Tribuna do Norte

Comentários