SITE CHAMA CEARÁ-MIRIM DE CIDADE COM FAMA DE TERRA DE CORNOS

Palmeiras jogará em cidade com fama de 'terra dos cornos'

Em sua terceira partida como visitante na Série B, Verdão enfrentará o América-RN em Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal
Por Rodrigo Faber Natal, RN
O Palmeiras passará por experiências extremamente inusitadas ao longo do Campeonato Brasileiro da Série B. Viagens longas, culturas diversificadas, estruturas questionáveis... Nesta terça-feira, o Verdão fará sua última partida antes da pausa para a Copa das Confederações, contra o América-RN, às 21h50m (horário de Brasília), no estádio Manoel Dantas Barretto, o Barretão, em Ceará-Mirim. Cidade conhecida entre os potiguares como a terra dos... cornos.
A alcunha é confirmada nas cidades vizinhas, especialmente na capital Natal. Nenhum dos habitantes consultados pela reportagem do GLOBOESPORTE.COM soube explicar o motivo de a cidade, que fica a aproximadamente 30 quilômetros de Natal, ter ganhado a fama. Porém, todos asseguraram: se para os povos de outras cidades a correlação é uma piada, em Ceará-Mirim é tratada como ofensa.
– Não dá para falar por quê. A verdade é que aqui ninguém sabe de onde surgiu essa fama, mas é motivo de muitas brincadeiras. O povo lá de Ceará-Mirim não gosta de ouvir isso, mas fazer o quê? É terra de corno – afirmou Célio do Nascimento, prestador de serviços, que mora em Natal há mais de 30 anos.
A provocação é tamanha que, no Twitter, um perfil intitulado “Cornos de Ceará-Mirim” provoca moradores da cidade, repetindo insistentemente a fama. Alguns chegam a brincar sobre a possível existência de uma “associação de cornos”. 
A pequena cidade, de aproximadamente 70 mil habitantes, fica na região metropolitana de Natal. Recém-inaugurado, o Barretão recebeu apenas quatro jogos oficiais. Lá, o América-RN enfrentou o Atlético-PR (pela Copa do Brasil), o Potiguar de Mossoró (pela final do estadual) e Icasa e Guaratinguetá pelo Campeonato Brasileiro da Série B. Constantes ajustes ainda vêm sendo realizados no estádio que se tornou a casa do América-RN.
A estrutura vem sendo tão questionada que a liberação do Corpo de Bombeiros está restrita até o confronto com o Palmeiras. Durante a pausa para a Copa das Confederações, o estádio precisará receber novos retoques. O retorno do América está marcado para o dia 2 de julho, contra o Bragantino, fora de casa. O primeiro jogo como mandante após o torneio internacional será diante do Sport, no dia 13.
Antes do início do Campeonato Brasileiro da Série B, o empresário Marconi Barretto, proprietário do estádio, deixou claro que, para melhorar o suporte aos torcedores, será necessário que as obras continuem durante a disputa da competição nacional. Na final do estadual, parte do alambrado do Barretão cedeu durante a comemoração de um gol do América-RN.
Ceará-Mirim será o palco da terceira partida do Palmeiras como visitante na Segunda Divisão. O primeiro jogo fora de casa foi contra o ASA, em Arapiraca, de onde os alviverdes saíram com vitória por 3 a 0. No segundo confronto longe de seus domínios, no último sábado, o Verdão perdeu por 1 a 0 para o Sport, no Recife. Perto de Fortaleza, a cidade potiguar representará a viagem mais longa da equipe no torneio: são aproximadamente três mil quilômetros de distância da capital paulista.

G1 RN

Comentários