CRUZEIRO É TRI CAMPEÃO BRASILEIRO



Fotos: Washington Alves/Textual

Da redação

Cláudio Antonio

O sensacional time do Cruzeiro de 2013, que encheu os olhos de todos com um futebol de muita qualidade, eficiência e técnica apuradíssima, foi coroado com o título do Campeonato Brasileiro na noite desta quarta-feira, ao derrotar o Vitória, por 3 x 1, em pleno estádio Barradão, em Salvador, pela 34ª rodada da competição.

Willian, Júlio Baptista e Ricardo Goulart marcaram os gols da Raposa no jogo, que ficou de vez na história como o confronto que definiu matematicamente a terceira conquista da equipe mineira na competição nacional, se igualando aos feitos de 1966 e 2003.

A partida

Apesar de ter entrado em campo praticamente campeão, pelo fato de o Criciúma estar derrotando o Atlético-PR por 2 x 0, o Cruzeiro não deu facilidade alguma para o time da casa, que precisava da vitória para seguir em busca de uma vaga na Libertadores do próximo ano e adotou uma postura altamente ofensiva.

Jogando em velocidade, o Vitória criou boas chances para abrir o marcador, com Marquinhos, Dinei e Escudero, que finalizaram mal, para fora, e outra novamente com Marquinhos, que parou em uma sensacional defesa de Fábio, o melhor goleiro do Brasil.

Já o Cruzeiro, inicialmente apostou nos contra-ataques e levou muito perigo ao gol de Wilson com uma finalização forte de Dagoberto, acima do gol, e um chute forte de Egídio, que o goleiro adversário defendeu com dificuldades.

Aos poucos, a qualidade do tricampeão brasileiro se sobressaiu ainda mais e o gol quase veio através do artilheiro Borges, em um chute parecido com o que resultou no tento marcado contra o Grêmio, mas a bola foi para fora.



Aos 36 minutos, Borges dividiu uma jogada no meio-campo e a bola sobrou para Dagoberto, que tocou bonito para Willian. O artilheiro do bigode não titubeou e chutou colocado. Cruzeiro 1 x 0 e o título ainda mais garantido.

O Vitória acusou o golpe e por pouco não levo mais um ainda no primeiro tempo, com Ricardo Goulart, que recebeu passe açucarado de Willian, mas chutou acima da meta.

Título 100% azul e branco

Antes do início da etapa final, os jogadores dentro de campo se abraçaram e os torcedores celestes que estavam no estádio Barradão e os outros mais de oito milhões de aficionados espalhados por todo o mundo soltaram o grito de “tricampeão”, já que o confronto em Santa Catarina havia terminado no instante com derrota do Atlético-PR.

A vitória do Criciúma deu matematicamente o título ao Cruzeiro, independentemente do resultado do jogo da equipe mineira contra o atual campeão baiano.

Voltando à partida, o time da casa conseguiu chegar ao empate logo aos 5 minutos, com Dinei, que chutou, Fábio defendeu e a bola bateu novamente em Dinei e entrou. 1 x 1. O Cruzeiro se refez do susto e quase desempatou em um chute de longe do garoto Lucas Silva, que Wilson colocou para escanteio.

O jogo era muito bonito, o time da casa seguia atacando, acertou a trave com Kadu e teve mais duas oportunidades, em chutes de Dinei e William Henrique, que Fábio fez outras duas excelentes defesas.

Fulminante, a Raposa definiu outra grande vitória em dois contra-ataques, aos 25 e aos 35 minutos, com Júlio Baptista e Ricardo Goulart. No primeiro deles, Dagoberto recebeu de Willian e tocou fácil para Júlio Baptista definir. Cruzeiro 2 x 1. No outro lance de contra-golpe, Willian lançou Ricardo Goulart, que chutou de primeira, sem chance alguma para Wilson. 3 x 1 para a Raposa e mais um golaço do meia cinco estrelas, um dos protagonistas da excepcional campanha do tricampeonato celeste.


VITÓRIA 1 X 3 CRUZEIRO

Motivo: 34ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 13/11/13 (quarta-feira)
Local: estádio Barradão, em Salvador-BA
Árbitro: Paulo Henrique Godoy Bezerra-SC (CBF-1)
Gols: Willian, aos 36 min. do 1º tempo; Dinei, aos 5 min., Júlio Baptista, aos 25 min., e Ricardo Goulart, aos 35 min. do 2º tempo

Vitória
Wilson; Ayrton, Victor Ramos, Kadu e Juan; Marcelo (Euller), Luís Cáceres, Renato Cajá (William Henrique) e Escudero; Marquinhos e Dinei
Técnico: Ney Franco

Cruzeiro
Fábio; Mayke, Dedé, Léo e Egídio (Everton); Leandro Guerreiro, Lucas Silva e Ricardo Goulart; Willian, Dagoberto (Tinga) e Borges (Júlio Baptista)
Técnico: Marcelo Oliveira

Cartões amarelos: Juan e Victor Ramos (Vitória); Borges e Willian (Cruzeiro)



(Este material está liberado para reprodução. Os órgãos de imprensa devem citar o Site Oficial do Cruzeirocomo a fonte da informação).

Comentários