FUTEBOL: TEXTO SOBRE OS "POTIGUARIOCAS"

Texto do Juíz Paulo Maia.

Há muito tempo que não fujo dessa polêmica e não é porque queira convencer ninguém de que estou certo, mas porque tenho direito de expressar minha opinião. Pois bem, sou um ex-torcedor do Flamengo (existe isso sim, apesar do hino), por pura opção. Explico: aprendi a torcer pelo rubro-negro carioca com meu pai, em uma época que os times locais não competiam com os times do eixo sul-sudeste. Naquela época, os jogos dos nossos times também não eram transmitidos pela TV e o pouco que se tinha de notícia era pelo rádio. Ainda assim, por várias vezes, meu pai me levou pra ver o América Futebol Clube no Nogueirão em Mossoró, onde morávamos, e aí nasceu minha paixão.

Em 1997 e 1998, assim como em 2007, o AFC jogou a primeira divisão do campeonato brasileiro, confrontando e ganhando de muitos desses times idolatrados pelos potiguariocas e potipaulistas e, ao ver a arquibancada local dividida com os adversários em tais campeonatos, eu comecei a não aceitar tal situação. 

A única razão para ainda existirem torcedores “mistos” em nosso Estado é que nossos times ainda não se tornaram rivais habituais dos times do eixo sul/sudeste. Eu, como torcedor do América Futebol Clube, espero e torço com afinco pra que o AFC volte à elite do futebol nacional e se torne rival habitual dos ditos “times grandes”. Se eu pensar diferente, como posso torcer pra cada vitória do meu time?

Podem dizer que é sonho, ilusão, mas até bem pouco tempo era sonho ter uma Copa do Mundo no Brasil e Natal ser uma das sedes. Se você quer ser potiguarioca, seja, mas não me tire o direito de pensar e me expressar contrariamente. Temos time, futebol e estádio pra torcer, e lhe garanto, a emoção de gritar, torcer e sofrer a cada jogo na arquibancada é incomparavelmente superior à solidão do sofá e da TV.

Comentários