AMEAÇA DE TSUNAMI NO CHILE



Moradores vão para as ruas depois de alerta de tsunami após forte no Norte do Chile
Foto: Aldo Solimano / AFP
Moradores vão para as ruas depois de alerta de tsunami após forte no Norte do ChileAldo Solimano / AFP
SANTIAGO — Um terremoto de 8,2 graus de magnitude foi registrado nesta terça-feira no extremo-norte do Chile, com seu epicentro a 86 quilômetros de Iquique, segundo o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile, e a 46,4 quilômetros de profundidade. Após o sismo, o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha (SHOA) emitiu um alerta de tsunami em toda a costa do Chile, Peru e Equador. As primeiras ondas do tsunami já atingiram a costa do país.


A primeira região atingida foi Pisagua, também no norte chileno, onde há ondas de 1,8 metro.
“Um terremoto desta magnitude tem o potencial de gerar um tsunami destrutivo que pode atingir o litoral perto do epicentro dentro de minutos, e costas mais distantes em questão de horas. Autoridades devem tomar as medidas adequadas em resposta a esta possibilidade”, informou o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.

De acordo com o site do jornal “El Mercurio” foram registrados congestionamentos de moradores que buscavam áreas mais seguras em cidades como Arica, Parinacota e Tarapacá. O subsecretário do Interior, Mahmud Aleuy, afirmou que até o momento “tudo está tranquilo” em relação à ordem pública.
Ainda não há informações sobre vítimas.

ATUALIZAÇÃO

Ondas de 2 a 11 metros foram registradas no Chile.  O Equador, que estava ameaçado pela onda gigante, suspendeu o seu alerta de tsunami. 37 cidades chilenas ainda correm risco de serem atingidas por ondas. Apesar do risco, a situação é tranquila. Na capital, Santiago, o terremoto não foi sentido. No Havaí também já foi suspenso o alerta de tsunami e a chegada de ondas gigantes na ilha americana é praticamente descartada.

Já já mais informações.

Fonte O Globo

Comentários