COLUNA DE TÚLIO LEMOS

A campanha eleitoral ainda não provocou nada que pudesse tirar o eleitor da indiferença e envolvê-lo na disputa. Porém, como ocorre em todos os pleitos, o eleitor, aos poucos, vai se envolver contra ou favor de algum candidato.
COMPORTAMENTO
A questão não é o envolvimento, mas a forma como isso ocorre. Muitas vezes, o que vemos é uma paixão cega, inconseqüente, em que o eleitor toma partido por seu candidato e passa a defender esse nome de uma maneira até violenta, criando inimizades e provocando quem pensa diferente.
RESPEITO
O eleitor precisa entender que o exercício da cidadania, produzido pela democracia, estabelece limites; o principal é o respeito ao contraditório. Afinal, quem pensa diferente de você, não precisa ser seu inimigo, não pode ser um alvo a ser abatido. É possível discutir e debater de forma respeitosa, sem descambar para a briga estéril e sem futuro.
COVARDIA
Para manter o respeito ao pensamento alheio, o eleitor não precisa ser covarde ou omisso. Tem todo o direito de escolher seus candidatos e defendê-los publicamente. O que não precisa é desrespeitar ninguém para fortalecer sua posição.
PASSADO
Para que o comportamento do eleitor seja dessa forma, sem idiotice ou exageros, basta que ele veja os palanques que estão formados nesta eleição. Os que ontem se acusavam, hoje se elogiam sem qualquer pudor; basta um discurso com argumento fajuto para justificar a mudança de posição. Eles não demonstram qualquer preocupação com o que o eleitor pensava ou pensa, se brigou ou se foi ofendido. As conveniências pessoais falam mais alto.
PALANQUE DE ROBINSON
Comecemos pelo palanque de Robinson Faria. Ontem, ele estava ao lado de José Agripino e Garibaldi Filho para eleger Rosalba. O discurso era que o RN precisava ser resgatado do desastre que havia sido a gestão Wilma de Faria. Do outro lado estavam Wilma, Henrique e o PT de Fátima Bezerra. Ele lutou contra esse povo e venceu com Rosalba.
PALANQUE DE HENRIQUE
Henrique quase briga com Garibaldi para ficar com o Governo de Wilma. Foi às ruas contra José Agripino, Garibaldi e Rosalba. Lutou contra eles, perdeu a eleição, mas aderiu ao Governo de Rosalba, que tentou derrotar.
ROBINSON HOJE
Robinson Faria foi expulso do Governo Rosalba e se aliou ao PT de Fátima Bezerra, que era sua adversária no pleito anterior. Votou em Garibaldi e Agripino e foi votado pelos dois na condição de vice de Rosalba. Hoje, diz que esses dois afundaram o Estado, por que eles estão com Henrique e não com ele.
HENRIQUE HOJE
Henrique Alves tentou derrotar Rosalba, não conseguiu e aderiu. Ouviu calado quando Rosalba, Agripino e Garibaldi diziam que a Rosa encontrava dificuldades para administrar porque encontrara uma herança maldita deixada por Wilma. Há menos de dois anos, foi para as ruas de Natal tentar derrotar Wilma para vice-prefeita. Hoje, Henrique volta a dizer que Wilma foi uma grande gestora e que aqueles que ele combateu ferozmente, como José Agripino, também vai lhe ajudar a governar.
INCOERÊNCIAS
Para o papo não ficar muito comprido, a coluna fica por enquanto só com os dois principais candidatos, sem os apoiadores de cada um. Não relembra o que Agripino dizia e pensa de Wilma; o que Wilma dizia e pensa de Henrique; o que Garibaldi pensa de Wilma; o que Fátima pensa de Robinson; o que Robinson pensa de Fátima…
CONCLUSÃO
Portanto, antes de ser idiota e sair por aí brigando pelos políticos, saiba que eles não estão nem um pouco preocupados com as brigas dos eleitores. Depois da eleição, você que arranjou inimizades por conta de discussão política, vai ter que assistir uma rearrumação do quadro e novamente novos discursos. Os que hoje criticam, passarão a elogiar; os que elogiam, passarão a criticar.
SEM LADO
O deputado estadual José Adécio, que usou durante muitos anos o lema “cara e lado”, com o objetivo de demonstrar que tinha posição definida, esse ano mudou radicalmente e ‘esqueceu’ a cara e o lado. Adécio se apresenta ao eleitor com o slogan “esse merece”. Deixa a possibilidade para duplo sentido.
APRESENTAÇÃO
Não tem coisa mais ridícula do que essa tal de ‘apresentação’ de candidato substituto. Primeiro, foi João Maia, saindo com sua irmã debaixo do braço pelo interior para dizer que ela será candidata em seu lugar. Agora, é Betinho Rosado, que vai sair por aí apresentando o filho, que vai tentar lhe substituir na Câmara dos Deputados.
PARABÉNS!
Neste domingo, comemora-se o Dia dos Pais. Daqui, quero agradecer a Deus pelo pai que Ele me deu (Afonso) e também pelos filhos que me concedeu na condição de pai (Samuel e Vittória). Feliz Dias dos Pais a todos!
Compartilhar:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUTEBOL NA TV