COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS (15 DE AGOSTO)

A mudança no cenário nacional, com a inclusão de Marina Silva na condição de candidata a presidente pelo PSB, poderá ter algum tipo de conseqüência na relação entre Wilma de Faria e Henrique Alves no RN. O problema é que Marina tem Henrique na conta da ‘velha política’ e a imagem do candidato do PMDB não é das melhores.
RECURSOS
O problema para Wilma não é a questão dos recursos financeiros, que poderiam ser repassados pela majoritária nacional. Afinal, Henrique está bancando a campanha do PSB no RN, deixando Wilma sem preocupação com custos. A questão está no que poderá dizer Marina sobre a aliança aqui no Estado, já que agora suas palavras terão outro peso.
RECUPERAÇÃO
Por falar em Wilma, a candidata do PSB ao Senado se recuperou muito rapidamente do baque sofrido com a morte de Eduardo Campos. Já tem agenda programada com Henrique para visitar mais de 20 cidades no Oeste. Porém, a mãe de Lauro já confirmou presença no sepultamento do ex-governador pernambucano, que deve ocorrer neste final de semana.
PESQUISA
Enquanto o IBOPE prepara uma ‘nova’ pesquisa para o RN, o Datafolha divulga levantamentos em vários estados do Brasil. No maior colégio eleitoral do País, São Paulo, o ‘picolé de chuchu’, Geraldo Alckmin, lidera disparado para ser reeleito. Tem 55% das intenções de votos; o segundo colocado é o não menos insosso Paulo Skaf, que tem apenas 16%. O desgaste do PT em Sampa fez o candidato do partido, Alexandre Padilha, ficar em terceiro, com 5%.
RIO
No Rio de Janeiro, o falso Antony Garotinho lidera a corrida com 25%, seguido por Marcelo Crivella, que tem 18%. O problema é que a rejeição ao marido de Rosinha é de 40%, o que inviabiliza a probabilidade de vitória em eventual segundo turno.
ARQUIVOS
A ex-governadora Wilma de Faria está se municiando de arquivos das últimas eleições. O material servirá para duas situações: Não ser surpreendida com pegadinhas sobre cenários anteriores e se preparar para mostrar incoerências de seus adversários, especialmente Fátima Bezerra, que apoiou suas gestões.
SUMIÇO
Esquisito o sumiço do candidato a vice na chapa de Henrique, deputado João Maia. Nas propagandas oficiais o irmão de Agaciel não foi ‘lembrado’. O que é que tá havendo?
ORGANIZAÇÃO
A campanha do vice-governador Robinson Faria está sendo conhecida no interior pela desorganização. As poucas lideranças que apóiam o pai de Fábio não conseguem agenda com o candidato, não são contatadas pela cúpula e até o material de propaganda não chega de forma regular. Para quem está em desvantagem estrutural, a desorganização prejudica ainda mais.
SUPERFATURAMENTO
Em Mossoró, a Câmara investiga o já constatado superfaturamento na compra de insulina, feita pela Prefeitura local. O superfaturamento é superior a 40% e pode prejudicar imagem de algumas lideranças do município.
DEMAGOGIA
“Se Henrique salvar o Hospital do Seridó, estou pronto para votar nele”. Frase do deputado Vivaldo Costa em seu primeiro discurso na cidade de Caicó. Não há comparação ainda com outras, mas essa frase do papa do Seridó é a mais demagoga da presente campanha. Primeiro, porque ele vai votar em Henrique de qualquer jeito, independente de salvar ou não hospital; segundo, porque ele também sabe que Henrique vai prometer salvar o hospital. Esse povo precisa atualizar o discurso e saber que o eleitor não é tão idiota quanto pensam.
FORÇA
O apoio do deputado Getúlio Rêgo a candidatura do deputado Henrique Alves é significativo, especialmente na cidade de Pau dos Ferros. A união dos grupos de Getúlio e do deputado Gustavo Fernandes, fortalece a candidatura de Henrique e dificulta as ações de Robinson na maior cidade do Alto Oeste.

Comentários