COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS

A coletiva de hoje, da Justiça Eleitoral, revelou um sentimento de liberdade na propaganda eleitoral que começa dia 19 de agosto. Especialmente o juiz Marco Bruno, reforçou o que já dissera anteriormente, que acatará denúncias fundamentadas em nome da verdade e da liberdade de expressão.
EXEMPLO
Caso algum candidato queira dizer que a cúpula do PT de Fátima Bezerra foi condenada por corrupção no caso do Mensalão, não merecerá direito de resposta. Assim como se alguém disser que Wilma de Faria foi a única governadora do RN que teve um filho preso e condenado por corrupção, também poderá ser veiculado sem problemas.
EXEMPLO II
O mesmo poderá ocorrer em relação aos candidatos ao Governo do Estado. Certamente que o avião da FAB, que levou uma patota de Henrique para assistir a um jogo da seleção no Rio, vai ser mostrado sem problemas; caso a campanha de Henrique arranje algo contra Robinson, também poderá ser visto sem restrições.
LIBERDADE
A filosofia da Justiça Eleitoral preserva a liberdade de expressão e reforça o fato de que a verdade deve ficar acima de tudo. Ou seja: se o fato for verdadeiro, poderá ser veiculado sob o amparo da própria Justiça. Com isso, poderemos ter uma campanha livre e com redução do teatro do marketing, em que tudo e todos são lindos e maravilhosos, numa enganação absurda com o eleitorado.
CAMPANHA
Estamos a dois meses do dia da eleição e o eleitorado ainda não se deixou contaminar com as movimentações de rua dos principais candidatos e coligações. Neste final de semana, a coligação de Henrique e Wilma montou uma programação para ‘ocupar’ Natal, com grupos divididos em praticamente todas as regiões da cidade. A mobilização contou com três grandes eleitores natalenses: O prefeito Carlos Eduardo, a vice-prefeita Wilma de Faria e o ministro Garibaldi Filho.
CAMPANHA II
Robinson Faria começa hoje uma caravana para percorrer 120 municípios em 10 dias. É uma forma de se fazer presente nas cidades, em curto espaço de tempo, realizar uma carreata, pequenos comícios e seguir em frente.
MOBILIZAÇÃO
Por enquanto, pelo menos aqui em Natal, as caminhadas dos principais candidatos, contam mais com as equipes remuneradas do que com eleitores comuns. Há um distanciamento do eleitorado em relação aos candidatos. Isso poderá até mudar quando começar a esquentar a campanha. Por enquanto, beira a indiferença.
CANDIDATURA
Baque grande no prefeito de Mossoró, Silveira Jr., a impugnação da candidatura do pai dele a deputado estadual. O ex-parlamentar Francisco José, o ‘irmãozinho’, projetava uma votação de cerca de 25 mil votos somente em Mossoró, que seriam completados em outras regiões até alcançar os 40 mil votos e garantir seu retorno à Assembleia.
PREJUÍZO
O maior prejudicado com a candidatura de Francisco José era o deputado Leonardo Nogueira, marido da ex-prefeita Fafá Rosado. Sem o ‘irmãozinho’ na disputa, Nogueira respira mais aliviado. O prefeito Silveira Jr., ainda não se recuperou da situação e nem escolheu outro nome para receber seu apoio.
PESQUISA
Pesquisa do Instituto Maurício de Nassau, feita em Pernambuco para avaliar intenção de voto para presidente da República, revela vitória da presidente Dilma Rousseff na terra do ex-governador Eduardo Campos. Pelo levantamento, Dilma teria 40% de intenções de votos, seguida de Eduardo Campos, que aparece com 30%. O ex-governador de Minas, Aécio Neves, só tem 4% de intenção de voto dos pernambucanos. O Instituto atribui a vantagem de Dilma ao nome de Lula.
SALTO
A deputada federal Fátima Bezerra parece que já foi eleita senadora da República. Até aliados mais próximos sentem o efeito ‘salto alto’ da petista. Não conversa com as lideranças e tem demonstrado arrogância com os políticos.
SALTO II
Enquanto Fátima se distancia das lideranças que querem apoiar sua candidatura, Wilma de Faria fecha os olhos para o passado e não encontra porta fechada; conversa com todos, de todos os partidos. Em campanha, a mãe de Lauro é acometida de raros momentos de humildade aparente. Tem dado certo.
UNIÃO
A coluna recebeu e-mail de Jorge Célio Jr.: “Ttulio, sua coluna á única que fala a verdade sem medo. Uma coligação de dar nojo e enjôo é essa de Henrique Alves e Vilma. Nunca vi tanta falsidade e teatro. Dois amigos meus estão preparando uma coletanea e jogar nas redes sociais o que Garibaldi , Zé Agripino, Vilma e Henrique diziam um do outro. Outra coisa: um grupo de 200 pessoas já combinou que onde encontrar eles vão dizer : ” diga agora isso, isso que voce disse dele e voce agora diga o que voce disse com ela. bem alto e na frente de todos. Pode ser restaurante, procissao e será filmado e postado nas redes sociais. Aguardem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUTEBOL NA TV