COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE

A campanha de Henrique trabalha com a pressão contra o vice de Robinson, deputado Fábio Dantas, alvo da ação do Ministério Público Federal, que denunciou o filho de Arlindo e outros como envolvidos no escândalo do IPEM. A turma estabelece até que Fábio Dantas deveria desistir da disputa por conta disso.
ALVO
O problema é que, se o raciocínio do povo de Henrique estiver correto, ele pode ser extensivo a candidata ao Senado na coligação do PMDB, Wilma de Faria, também denunciada pelo MPF. Se valer para o adversário, tem que valer também para aliados. Mas uma coisa é certa: Fábio Dantas não sai da chapa de Robinson; nem Wilma sai da de Henrique.
ISTOÉ
A revista Istoé do final de semana, volta a envolver o nome do deputado Henrique Alves no escândalo da Petrobras. Cita o recebimento de dinheiro de empresas que estão sendo investigadas na Operação Lava Jato e foram também citadas na delação premiada no ex-diretor da Petrobras.
FOLHA
A Folha de São Paulo enfoca matéria sobre a campanha de Henrique e Wilma. Cita que a candidatura de Henrique uniu ‘bacuraus e araras’ no mesmo palanque.
VAIDADE
Em 100 anos de existência nunca houve disputa entre a Corregedoria e a Presidência do Tribunal de Justiça do Estado. Depois do excelente trabalho de divulgação da realidade do judiciário estadual, parece que está havendo disputa interna no Judiciário potiguar.
GESTÃO
Ao invés de debater as fragilidades para melhorar a eficiência do Judiciário e buscar corrigir as fragilidades, a Presidência do TJRN se perde em criticar algo que todo mundo já sabe.
CHATEADA
A decisão do deputado estadual Kelps Lima de votar em Fátima Bezerra deixou muita gente insatisfeita dentro da coligação de Henrique e a principal, claro, foi Wilma de Faria. Nesta semana, a ex-governadora chegou a interromper os elogios feitos por Henrique ao deputado. Além disso, ela também não tem citado o presidente do Solidariedade nos discursos que faz, mesma quando Kelps está ao lado dela no palanque.
NÚMEROS
A nova pesquisa da Consult foi realizada entre os 5 e 8 de setembro, ou seja, ainda não mostram o real impacto dos últimos acontecimentos na campanha de Henrique e, principalmente, de Wilma. Só no sábado, dia 6, a Veja divulgou que o peemedebista foi citado no escândalo da Petrobras e só na segunda-feira, dia 8, ele apareceu como um dos beneficiados das empresas envolvidas no esquema.
DANO
A situação de Wilma pode ser ainda mais delicada. Afinal, ela tem apenas um ponto percentual à frente de Fátima. A mãe de Lauro e Márcia Maia também foi envolvida em escândalos, mas só depois da realização do levantamento. Só no dia 9 foi divulgado que ela também recebeu dinheiro das empresas: quase R$ 3 milhões para financiamento da campanha. E só no dia 10 o MPF revelou que a ex-governadora também é acusada de indicar um cargo fantasma para o IPEM.
CONTRA-ATAQUE
Por isso que, apesar de ainda está à frente, Wilma e sua equipe já preparam uma grande ofensiva para as últimas semanas de campanha. A expectativa é que a ex-governadora oficialize novos apoios e, até, conquiste alguns da principal adversária, Fátima Bezerra. Resta saber se essas lideranças conseguirão, em tempo, mudar o voto de seus eleitores.

Comentários