COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE

A delação premiada do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, provocou o maior ‘rebuliço’ na política nacional. E olhe que o teor do depoimento sequer foi vazado à imprensa por completo. O ‘homem-bomba’ abasteceu o caixa de muitos políticos influentes da República e seu depoimento pode destruir reputações e sepultar carreiras vitoriosas.
LOCAL
Sherloquinho descobriu que o chefe de um grande escândalo que ocorreu no RN recentemente, resolveu ‘compartilhar’ suas informações com o Ministério Público, através do instrumento da delação premiada. O rapaz não está livrando a cara de ninguém. Quem tem mandato aqui ou em Brasília e quem não tem, está sendo alvo de suas verdades.
IMAGEM
A delação premiada local será destruidora de reputações de alguns integrantes da classe política potiguar. Ele narra detalhes do acerto com os envolvidos para a maracutaia dar certo e a participação de cada um no esquema, como também relata a entrega do numerário individualmente e em que local foi entregue. É uma grande bomba potiguar com respingos em Brasília.
FRUTA
O candidato a deputado federal Betinho Rosado Segundo participou da abertura da Expofruit 2014. Problema nenhum se o evento não tivesse convênio com o Governo do Estado e também estivesse por lá a governadora Rosalba Ciarlini, que apoia publicamente a eleição de seu sobrinho.
ESTRAGADA
Segundo informações confirmadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o evento não apenas recebeu recursos financeiros do Estado como também o Governo instalou uma série de estandes na Feira. Até onde se sabe, em período eleitoral, é proibido a qualquer candidato participar de inauguração ou lançamento de evento patrocinado com o dinheiro público. Problema para a Justiça resolver.
ARQUIVO
Depois dos arquivos eletrônicos, comodidade proporcionada pela internet, os institutos de pesquisa nunca mais serão os mesmos. Diferente da época dos arquivos em jornais impressos, em que a preguiça impedia a busca por informações do passado recente, agora, basta um clique para termos em mãos tudo que diziam há pouco ou muito tempo.
PESQUISA
Portanto, o instituto que receber dinheiro para manipular resultado de pesquisa, o fará com a certeza de que estará sepultando sua imagem diante de seu principal mercado e perderá a matéria prima de sua sobrevivência, que é a credibilidade. É por isso que estão cobrando tão caro para fraudar números; estão embutindo até a morte da marca.
CERTEZA
A certeza da vitória em primeiro turno é tão grande, que, segundo Sherloquinho, há até formação de equipe de transição já em vigor na secretaria de Saúde do Estado. Dizem que tudo estaria sendo montado pelo atual secretário, Luiz Roberto, com a segurança de que permanecerá no cargo a partir de janeiro, caso Henrique Alves seja eleito governador.
LIVRO
Poucos políticos presentes hoje no lançamento dos livros dos juízes Herval Sampaio e Marlon Reis, que tratam sobre abuso de poder nas eleições e corrupção na política. O vereador George Câmara, do PC do B, foi uma das exceções.
JURISTAS
Já o meio jurídico e o mundo acadêmico se fizeram presente. Advogados, juízes, promotores, representantes de órgãos como Ministério Público e Tribunal de Contas prestigiaram o lançamento dos livros, seguido de palestra dos autores. Nomes como o jurista Erick Pereira, o juiz do TRE, Verlano Medeiros, o procurador do TCE Luciano Ramos, o coordenador do MARCCO, Carlos José Cavalcante e o advogado Marcos Dionísio disseram presente no ato, que contou com participação expressiva de estudantes universitários.
AUSÊNCIA
Na verdade, esperar político sério em lançamento de livro de combate à corrupção, é como querer que ladrão participe de churrasco do BOPE. As ausências não justificadas estão todas justificadas.
CORRUPÇÃO
Por falar em corrupção, a Comunidade Católica de Casais Vida Nova, na Av. Alexandrino de Alencar, em frente ao Abrigo Juvino Barreto, vem participando de um Movimento Nacional pela Ética na Política, que tem como lema, “a força da oração derruba a corrupção”.
Compartilhar:

Comentários