COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE

O depoimento feito pelo ex-diretor da Petrobras em delação premiada, não demora chegar ao conhecimento público. Afinal, são vários órgãos e instituições que querem ter acesso oficialmente ao conteúdo do depoimento. Ontem, a Controladoria Geral da União, também solicitou cópia do escândalo para avaliar providências.
PREMIADA
O conteúdo do depoimento de Paulo Roberto Costa poderá ser explosivo nesta eleição. No caso do RN, por enquanto, houve somente a citação do nome de Henrique Alves como beneficiário do esquema de recebimento de propina. Henrique se defendeu e negou o fato.
FUTURO
Duas situações são postas para avaliação das consequencias eleitorais futuras: Caso haja realmente detalhamento do depoimento e o nome de Henrique não vier acompanhado de conteúdo consistente, ele sairá sem grandes desgastes do escândalo.
FUTURO II
Caso haja citação do nome de Henrique, com detalhamento de sua participação no esquema de recebimento de propina e o material tiver consistência, sua candidatura estará seriamente ameaçada. Não adianta minimizar os efeitos da divulgação do material explosivo. A questão é se haverá ou não citação consistente do nome de Henrique. Se não houver, ele escapa; se houver, é fatal.
DEVASTADOR
O que está ruim para quem está envolvido no escândalo da Petrobras, pode piorar. O doleiro Alberto Youssef, operador do esquema, poderá também entrar na delação premiada e ‘rasgar’ tudo que sabe. O detalhe é que o doleiro tem um volume de informações bem maior do que o que foi revelado até agora pelo ex-diretor da Petrobras.
INTOLERÂNCIA
O general secretário de Segurança Pública do RN, Eliéser Girão, além de não conseguir ter competência suficiente para conter a onda de violência que reina no Estado, deu demonstração de total intolerância com a liberdade de imprensa.
INTOLERÂNCIA II
O secretário simplesmente enviou uma notificação extra-judicial ao Novo Jornal, praticamente determinando que o veículo se retratasse diante de uma foto em que foram postos balões bem humorados e pertinentes ao momento de crise na segurança pública do Estado.
INTOLERÂNCIA III
Ao invés de ser intolerante com um veículo de comunicação, o secretário deveria mirar sua ira e sua intolerância para os bandidos, que, diante da total ineficiência de sua pasta, tomam conta das ruas e desmoralizam até o aparelho policial. Se não consegue conviver com a liberdade de imprensa e de expressão, o general não deveria ter assumido o cargo. Já devia ter pedido para sair.
LIMPEZA
A direção da Urbana desafia o bom senso e aumenta o valor da coleta de lixo em Natal na nova licitação e despreza a inteligência alheia. O certame anterior foi alvo de vários problemas em relação a superfaturamento e a questionamentos a respeito da ausência de competitividade . O preço original foi reduzido e o edital teve que ser refeito.
URBANA
Agora, parece que houve uma amnésia, suficiente para a direção da Urbana abrir novo edital e aumentar o valor. Certamente será alvo de novos questionamentos na Justiça e no TCE.
DESGASTE
A insistência de manter o edital anterior com sérios indícios de superfaturamento, detectados pelo TCE, terminou provocando desgaste na gestão do prefeito Carlos Eduardo, que deverá passar novamente por problemas semelhantes desnecessariamente.
EXONERAÇÃO
As manchetes dos jornais mostram que os valores da limpeza urbana em Natal subiram em novo edital. O prefeito Carlos Eduardo deveria exonerar toda a direção da Urbana por submetê-lo a novo desgaste em um tema que pode vincular sua imagem a algo negativo. Manter a diretoria é compactuar com tudo que eles fizerem.
GUAMARÉ
Em Guamaré, a mãe do prefeito Hélio de Mundinho, fez convite aos diretores de escola para participar de um churrasco em homenagem ao ex-prefeito Lula, preso sob acusação de corrupção. No convite, há também menção ao fato de que a oportunidade servirá para adesivar carros com os candidatos apoiados pelo prefeito. Guamaré não toma jeito.

Comentários