COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE

A InterTV Cabugi realizou o último debate da eleição para governador do RN. Na reta final da campanha, para quem está realmente disputando o pleito, a grande vantagem é sair inteiro do confronto ao vivo. E foi isso que aconteceu. Tanto Henrique quanto Robinson levaram pancadas, escorregaram algumas vezes, mas saíram inteiros.
MUDANÇA
Em alguns momentos, houve confronto direto entre Henrique e Robinson, revelações de negociações do período pré-eleitoral, mas os dois se saíram bem. Henrique bateu forte a respeito do fato de Robinson ter conversado com ele sobre possibilidade de união entre ambos. O filho de Aluízio falou a verdade; mas passou da conta na agressividade e ‘esqueceu’ a promessa do fim do radicalismo e chamou o pai de Fábio de mentiroso.
SAÍDA
Robinson Faria não respondeu objetivamente ao que Henrique disse; mas se saiu bem quando explorou o nervosismo do candidato adversário, que teria mudado de postura por causa dos novos números das pesquisas.
ATIRADOR
O professor Robério Paulino foi o franco-atirador do debate, assim como tem sido na própria eleição. Sem comprometimento passado ou presente com erros ou alianças inexplicáveis, Robério pode ter sido beneficiado pela liberdade em relação a amarras e ter atingido parcela do eleitor indeciso. A melhor frase de Robério atingiu as duas candidaturas: “Seu Robinson queria tá no acordão do seu Henrique e ‘seu’ Henrique queria Robinson no acordão dele”.
ALVO
Araken Farias não conseguiu o mesmo objetivo de Robério pelo fato de ter mirado somente em um candidato: Robinson Faria. Ficou claro quem era seu alvo; diferente de Robério, que apontou sua metralhadora para os dois principais candidatos.
APOIO
O deputado Henrique Alves foi assessorado durante o debate pelo cunhado e publicitário Arturo Arruda Câmara e pelo marqueteiro Adriano de Sousa. Já Robinson Faria foi assessorado pelo marqueteiro João Maria Medeiros.
TEMPO
O engenheiro Marcel Gomes fez uma análise matemática do debate em relação a tempo: “De acordo com as regras: pergunta 30s; resposta 90s; réplica, tréplica e direito de resposta 60s. O que pergunta tem a réplica. Soma-se, pois, 90s. Todos os candidatos fizeram quatro perguntas durante o debate: 4×90=360s. O que responde tem a tréplica. Soma-se, assim, 150s. Só que das 16 questões do debate, o candidato Henrique respondeu cinco (5x150s=750s), Robério e Robinson quatro (4x150s=600s) e Araken três (3x150s=450s)”.
RESPOSTA
“Foi concedido um direito de resposta a Robinson (60s). Por erro de mediação, os candidatos Henrique e Robinson tiveram 30s extras num confronto entre eles. E todos tiveram os 60s de considerações finais”.
FINAL
De acordo com Marcel, esse foi o resultado do tempo de cada um no debate: “Araken: 360+ 450+ 60=870s (14min30s); Robério: 360+600+60=1020s (17min); Robinson: 360+ 600+ 30+60+ 60=1110s (18min30s); Henrique:  360+750+30+60=1200s (20min).
IMPRENSA
Desde que houve a mudança na presidência do Tribunal Regional Eleitoral, a imprensa vem reclamando do atendimento da assessoria de comunicação do órgão. Segundo jornalistas, a assessoria tem dificultado o trabalho da imprensa e nega praticamente todos os pedidos de entrevistas, bem  Diferente do que ocorria em outras eleições.
NATAL
A ex-prefeita e ex-governadora Wilma de Faria vai concentrar seus últimos dias de campanha na cidade que a projetou para a política do Estado. Será em Natal o trabalho de tentativa de ‘virada’ da guerreira na reta final do disputado pleito.
Compartilhar:

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    FUTEBOL NA TV