COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE

O Ibope fez uma lambança na eleição do RN no primeiro turno e sequer deu alguma explicação para acusações de manipulação nos números ou erros, deliberados ou não. Agora, anuncia outra pesquisa para o segundo turno.
MANIPULAÇÃO
Segundo pessoas próximas a Wilma de Faria, o Ibope teria manipulado a pesquisa para o Senado no início da semana da eleição, quando apresentou empate literal entre Wilma e Fátima, ambas com 35%. Sherloquinho afirma que Wilma pressionou Henrique para não divulgar a realidade, que acabaria com sua candidatura. Henrique teria acionado seu prestígio e o Ibope divulgou o empate.
DÚVIDA
O questionamento que se faz, diante de tantas dúvidas, suspeitas e silêncio do instituto, é: Se Henrique teve força para mudar os números para o Senado, não teria também para mudar os do Governo, que ele tem muito mais interesse? Com a palavra, o Ibope.
JUVENTUDE
Boa parte do programa de Henrique nesta terça-feira na TV, foi dedicada aos jovens. Num formato que lembra o antigo Programa Livre, apresentado por Serginho Groissman. O marido de Laurita ficou no centro, sendo questionado por jovens sobre temas administrativos.
GLOBAL
Um ator global apareceu no programa de Henrique questionando as despesas da vice-governadoria no período em que Robinson Faria está no cargo. O valor foi posto como gasto desnecessário para quem “não fez nada” e também “não ajudou a governar”.
LEIS
O programa de Henrique também mostrou leis importantes aprovadas na Câmara dos Deputados. Mostrou Marco Civil da Internet, Lei de cotas para concursos e até a lei menino Bernardo, foram apresentadas como aprovadas por causa de Henrique.
POÇO
Henrique finalizou seu programa questionando a ação de Robinson na Semarh e reforçando a crítica ao ‘secretário de um poço só’.
POÇO II
O programa de Robinson começou fazendo as contas de quanto Henrique custou aos cofres públicos, em 44 anos de mandato. São quase 90 milhões de reais para aprovar apenas 5 projetos. Se defendeu a respeito da questão do poço, disse que Henrique está com fixação com poço e relembrou outro escândalo em que Henrique foi envolvido, no Dnocs, que terminou com a demissão de Elias Fernandes.
QUALIDADE
Os dois programas estão muito bons, tanto no visual quanto no conteúdo. O de Robinson foi melhor ontem pelo fato de ter conseguido responder ao adversário e também bater forte nas fragilidades de Henrique. Pode até explorar mais os escândalos envolvendo o candidato do PMDB, que teve como melhor parte, a atuação de um jovem criticando a passagem de Robinson pela Semarh.
DERROTA
O sogro de Henrique Alves, jornalista Cassiano Arruda Câmara, disse hoje que Wilma não pode alegar falta de estrutura como motivo que justifique sua derrota para Fátima Bezerra. O pai de Laurita argumenta que a mãe de Lauro teve “a maior estrutura montada em favor de qualquer candidato ao Senado desde a redemocratização”.
PESQUISA
Cassiano Arruda disse ainda que a derrota de Wilma também pode ser atribuída aos institutos de pesquisa. Segundo ele, Wilma perdeu por causa de erros da própria campanha; erros produzidos pelo marketing.
MARKETING
O fato é que o marqueteiro Alexandre Macedo, coroado como um dos melhores do Estado, já contabiliza a derrota de Wilma para Garibaldi e Agripino, quando a mãe de Márcia ficou em terceiro lugar, apesar de sair do Governo bem avaliada; deixou Iberê Ferreira, em pleno exercício do mandato de governador, perder para Rosalba em primeiro turno e agora sepulta o sonho de Wilma chegar ao Senado, numa derrota humilhante para Fátima Bezerra, que venceu até em Natal.
ABANDONADO
O deputado reeleito José Adécio disse que está feliz pela vitória, mas relembra que foi abandonado pela cúpula de sua coligação e confirma o fato de que Henrique foi a Pedro Avelino pedir votos para o tio Agnelo, contra ele, que vestiu a camisa em nome da lealdade partidária.
VITÓRIA
Segundo José Adécio, Henrique ganhou a eleição em todos os municípios em que ele apoiou; mas isso não foi suficiente para evitar que o candidato fosse a Pedro Avelino tentar lhe derrotar em sua terra Natal. Além disso, houve também perseguição ao deputado do DEM, que teve seu programa eleitoral boicotado pela cúpula, que não ajudou em nada na campanha.
PERSEGUIÇÃO
Além da perseguição em relação ao programa eleitoral, José Adécio também foi discriminado em relação ao dia da eleição. Uma nora do parlamentar, que é advogada, foi escalada para atuar em Sítio Novo, quando o pedido era para desempenhar a função em Pedro Avelino, situação só revertida após muita confusão.
MURO
José Adécio diz que manteve a coerência partidária até o último dia, apesar de perseguição e tratamento desrespeitoso: “Agradeço meu mandato somente a Deus e aos meus eleitores. Estou decepcionado com o que aconteceu comigo. Vou conversar com meus amigos e tomar uma posição, porque nunca fiquei em cima do muro. Essa é minha marca”.
REUNIÃO
Enquanto o deputado José Adécio estava aborrecido com o desprezo dado pela campanha de Henrique a sua candidatura, o candidato foi a Afonso Bezerra, uma de suas bases, fazer comício na noite de ontem e o marido de Neide Suely só foi avisado de última hora, inviabilizando sua presença no local. A tradicional rixa dos Alves com Adécio não foi superada, mesmo o deputado de Pedro Avelino tendo sido correto com o filho de Aluízio.
APOSTA
O deputado Agnelo Alves, que havia cantado a vitória de Henrique no primeiro turno do pleito, diz hoje, em seu artigo na Tribuna, que está muito difícil encontrar apostador sobre quem será o futuro governador do RN: “Não encontrarão apostadores nem de brincadeira”, disse o tio de Henrique.
SATISFAÇÃO
O deputado José Dias afirmou, na 96 FM, que o senador e ministro Garibaldi Filho, ficou satisfeito com a derrota de Wilma para o Senado. O marido de Diúda relembrou as derrotas impostas por Wilma ao garibaldismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUTEBOL NA TV