COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE

A ex-governadora Wilma de Faria, insatisfeita com os números da pesquisa Ibope, divulgada pela Intertv Cabugi, revelou dados internos do mesmo instituto, com números absolutamente conflitantes com o levantamento divulgado sexta-feira. Wilma desmoralizou o Ibope.
INTERNA
A informação prestada por Wilma de Faria é extremamente grave. Revela comprometimento do instituto com candidaturas sem o conhecimento público. Afinal, quando ela mostra o resultado de uma pesquisa interna do Ibope, é porque o instituto fez várias pesquisas para a coligação a que Wilma pertence.
COMPROMETIMENTO
A revelação das pesquisas internas mostra o comprometimento do Ibope com Henrique e Wilma. Em outras épocas, o Ibope fazia questão de dizer que não fazia pesquisas para políticos. Em eleição, seu contrato de exclusividade era com a Rede Globo. Curiosamente, aqui no RN, o Ibope mantinha contrato com a Globo e com políticos, pelo que disse Wilma, ao mostrar documento oficial do Ibope com pesquisa interna. Um dos donos da afiliada Globo no RN é justamente o deputado Henrique Alves.
DISPARATE
O que levou Wilma a contestar publicamente o Ibope e desmoralizar seus números, foi o fato de que, um dia antes, o instituto havia feito pesquisa interna que dava maioria para Wilma de 5 pontos percentuais. Como pode uma pesquisa apresentar uma maioria de 5% para uma candidata e um dia depois, o mesmo instituto apresentar 15% de maioria para a outra candidata?
TABELA
Quando Wilma desmoraliza publicamente o Ibope pelo resultado para o Senado, indiretamente está também desacreditando o instituto em relação aos números para o Governo.
VINGANÇA
Wilmistas ficaram revoltados com o resultado da pesquisa Ibope e mais ainda com o destaque dado pela Tribuna do Norte aos números. Como o jornal é de propriedade do candidato de Wilma ao Governo, deputado Henrique Alves, a turma da guerreira está interpretando o destaque do jornal e a suposta manipulação dos números a uma vingança tardia de Henrique em relação a Wilma.
TROCO
Um wilmista que freqüenta a cozinha da guerreira, afirma que a mãe de Lauro está indócil em relação a Henrique. Segundo ele, a única pessoa capaz de ter alguma influência no Ibope seria Henrique, pela relação empresarial e política que mantém com o instituto. Por conta disso, wilmistas mais chegados desistiram de votar no filho de Aluízio para o Governo.
TRAIÇÃO
O mesmo wilmista afirma que Wilma foi traída por Henrique durante a campanha, que liberou prefeitos do PMDB para apoiar Fátima Bezerra. O wilmista relembra que Henrique não gosta de Wilma e que a aliança entre os dois foi um casamento de conveniências; assim como o casamento político de Robinson e Fátima.
INFLUÊNCIA
Quando Wilma insinua que o Palácio do Planalto teria influenciado o resultado da pesquisa Ibope no RN, indiretamente ela também acusa o PMDB de seu candidato a governador. Afinal, a chapa que ocupa o Palácio é formada por Dilma e Michel Temer; PT e PMDB.
FUTURO
Diante do que ocorreu com Wilma, a mãe de Márcia já estaria preparando o discurso que foi traída por Henrique, para justificar mudança de palanque no segundo turno. Com o discurso da traição, Wilma estaria amparada para fazer a mudança sem se desgastar com o eleitorado. O fato é que Wilma foi abandonada na véspera da eleição pelo PMDB. Wilma foi confiar em quem não devia…
MARGEM
O eleitor de Wilma, chateado com Henrique, vai entrar na ‘margem de erro’ no dia da eleição. Tanto pode não votar em Henrique como pode votar em Robinson.
ESPERA
Diante do quadro de conflito das pesquisas divulgadas até a véspera da eleição, neste domingo, por volta das nove da noite, alguns institutos estarão desmoralizados e outros aclamados. A Consult, o Item e o Ibope, deram vitória a Henrique em primeiro turno. A Certus e a Seta, projetaram disputa em segundo turno. É aguardar.
COMPROMISSO
Na véspera da eleição, divulgaram que o secretário Esdras Alves, votaria em Robinson e Fátima para atender a um pedido do ‘governador’ Carlos Augusto Rosado. Na verdade, Esdras tem compromisso com o senador José Agripino e votará em Henrique e Wilma. Aliás, o secretário nega que Carlos Augusto tenha pedido seu voto para algum candidato.
SEMELHANÇA
De um wilmista gaiato: “O Ibope foi Consult por um dia”.

Comentários