COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE

O clima na candidatura de Henrique, após o resultado de ontem, é de derrota. Afinal, o filho de Aluízio trabalhou e apostou todas as fichas em vitória no primeiro turno. Estava fora dos planos do PMDB uma nova disputa com Robinson, adversário que não estava à altura de Henrique, diante da estrutura montada para fazer o marido de Laurita governador.
DERROTA
A frustração da vitória em primeiro turno, cai como uma derrota para quem acreditava na superioridade estrutural, política e eleitoral de Henrique. Em alguns momentos, seus aliados desdenhavam da possibilidade de haver segundo turno. A realidade das urnas foi assustadora para quem subestima adversário.
RESULTADO
Houve um conjunto de fatores que motivou o segundo turno para governador do RN. Porém, para resumir, há duas pessoas que podem ser responsáveis pela realização de um novo pleito: Robério Paulino, o candidato que absorveu o sentimento de insatisfação do eleitor e foi hospedeiro da escolha de parcela expressiva da juventude e do meio acadêmico; e o prefeito de Mossoró, Silveira Jr., que reverteu o quadro adverso e deu uma maioria superior a 20 mil votos para Robinson.
TURNO
Por falar em segundo turno, o que será que a Consult tem a dizer sobre o resultado deste domingo? Afinal, foi o único instituto com tradição em pesquisa, que garantiu a vitória de Henrique em primeiro turno. Seu diretor, Paulo de Tarso Teixeira, chegou a conceder entrevistas justificando os números e reafirmando que a eleição para governador acabaria no dia 5. E agora?
IBOPE
O Ibope, que havia silenciado a respeito das críticas de Wilma de Faria, continua silente quanto ao fato de ter também previsto a vitória de Henrique em primeiro turno e nada fala a respeito do empate de 35 a 35, entre Fátima e Wilma, uma semana antes do pleito.
MAIORIA
A vitória de Fátima Bezerra sobre Wilma de Faria foi inquestionável e representou o que foi sentido nas últimas semanas: um crescimento da candidatura da petista no confronto direto com a mãe de Lauro. A irmã de Tetê obteve mais votos que o primeiro colocado para governador, Henrique Alves e sua maioria sobre Wilma foi para não esquecer: mais de 170 mil votos.
SUPERIORIDADE
Fátima Bezerra obteve cerca de 200 mil votos a mais que seu candidato a governador, Robinson Faria. Já Henrique, teve maioria de quase 80 mil votos diante do pai de Fábio. Ou seja: Caso a metade da sobra de Fátima vote em Robinson, é suficiente para superar a maioria de Henrique e ainda impor uma derrota com mais de 30 mil votos.
ACORDÃO
Pelo menos dois resultados são simbólicos em relação à desmoralização sofrida pela classe política e, em especial, o acordão: Pau dos Ferros e Assu.
PAU DOS FERROS
Na maior cidade do Alto Oeste, Henrique contava com o apoio dos principais grupos políticos do município. Conseguiu unir em torno de seu palanque, o lado que conta com a Prefeitura local, liderado pelo deputado Getúlio Rêgo e a oposição, liderada pelo deputado Gustavo Fernandes. Não sobrou nenhuma liderança expressiva para Robinson. Mesmo assim, Robinson Faria venceu a eleição em Pau dos Ferros, surpreendendo a todos.
ASSU
Na Terra dos Poetas, Henrique também conseguiu unir água e óleo em torno de seu palanque. Robinson ficou sem apoio de nenhuma liderança expressiva do município. Mesmo assim, o eleitor livre da força dos líderes, votou e derrotou Henrique, contrariando todas as expectativas.
LIBERDADE
Houve outros casos semelhantes, em que as lideranças se uniram em torno de um candidato e o povo votou no adversário. São casos concretos de libertação do eleitorado e desmoralização absoluta dos líderes locais.
VINGANÇA
De um analista com trânsito na cozinha bacurau: “A maior vitória de Henrique foi ter conseguido derrotar Wilma”. Pelo visto, as mágoas pretéritas não foram esquecidas.
MÁQUINA
A ex-governadora Wilma de Faria emitiu nota oficial a respeito do resultado das urnas. A mãe de Lauro atribui a vitória de Fátima à força das máquinas do Governo Federa e Estadual, o que teria provocado uma desigualdade na disputa.
EQUÍVOCO
No dia da eleição, enquanto circulava pelos locais de votação, Wilma foi abordada por eleitores que diziam: “Eu queria votar na senhora para governadora!”. A mulher de Zé Maurício se deu conta do equívoco que cometeu ao ter desistido da disputa do Executivo para enfrentar Fátima.
SILÊNCIO
A nota de Wilma omite totalmente qualquer referência a Henrique e também não fala nada a respeito do segundo turno. Para quem conhece a guerreira, sabe que ela vai não vai ser figurinha fácil para subir no palanque de Henrique. Pelo contrário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUTEBOL NA TV