COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE

O PMDB foi o partido mais beneficiado com resultados manipulados ou errados das pesquisas de intenção de votos no primeiro turno da eleição. Agora, seleciona um instituto e manipula números para desqualificar o que eles julgam ter errado.
MANIPULAÇÃO
O deputado Hermano Morais foi o instrumento usado pela campanha de Henrique para desqualificar a pesquisa Seta e, ao questionar suposta distorção ou manipulação de números, o próprio Hermano manipula os números para tentar convencer que o instituto errou feio.
MANIPULAÇÃO II
Hermano apresenta os números da pesquisa Seta e os compara aos oficiais, do TRE: Seta, em números arredondados: Robinson tinha 33%; Henrique, 31% e Robério, 2%. TRE: Henrique teve 47%; Robinson, 42% e Robério, 8%.
MANIPULAÇÃO III
A manipulação de Hermano está justamente na omissão dos mesmos números oficiais do TRE. Ao invés de citar os números absolutos da eleição, ele cita apenas os votos válidos, o que provoca uma discrepância absurda. Afinal, pesquisa é feita baseada em números absolutos.
MANIPULAÇÃO IV
Quando os números absolutos do TRE são confrontados com os da pesquisa Seta, há pequenas variações. Vejamos: Seta: Robinson tinha 33%; Henrique, 31% e Robério, 2%. TRE: Henrique, 36%; Robinson, 32% e Robério, 6%. Ou seja: as variações aparecem dentro da margem de erro ou passam muito pouco.
ESQUECIMENTO
O curioso é que nem o deputado Hermano Morais nem o PMDB falam a respeito da pesquisa Consult, que garantiu a vitória de Henrique em primeiro turno e um empate para o Senado, entre Wilma e Fátima. Omitem também críticas ao Ibope, que variou 15 pontos em quatro dias e também sinalizou primeiro turno.
SEMELHANÇA
Ou seja: o PMDB questionar ou criticar institutos de pesquisa é o mesmo que um maconheiro ir à Polícia reclamar que comprou maconha estragada.
INVESTIGAÇÃO
A Justiça Eleitoral deveria investigar todos os institutos que fizeram pesquisa no RN, a partir da origem do dinheiro que pagou a veículos de comunicação para divulgação. Há casos em que blogueiros hospedaram pesquisas fajutas que ‘custaram’ mais de R$ 20 mil, o equivalente a sua receita durante dois anos. Quem manipulou, vendeu ou fraudou, que se explique.
MOSSORÓ
Na capital do Oeste, todos os apoiadores da candidatura de Henrique perderam a eleição. Sandra Rosado e Larissa e Leonardo Nogueira; a mulher dele, Fafá Rosado, não tinha mandato, mas também não conquistou a vaga de federal. O único que se elegeu foi Betinho Rosado Segundo, que apoiava a candidatura de Robinson. Mossoró merece ser estudada.
LONGEVIDADE
No caso da deputada Sandra Rosado, o mandato de federal era quase um ‘bem de família’. O pai dela, Vingt, foi o pioneiro familiar e obteve sete mandados consecutivos em Brasília; depois, veio o marido, Laíre, que exerceu três mandatos e depois passou para Sandra, que já contabiliza mais três e não vai completar o quarto.
ARREPENDIMENTO
Por variados motivos, Sandra e Larissa perderam a eleição. Porém, no caso específico de Leonardo Nogueira, há um fato que justifica claramente sua derrota: o rompimento com o prefeito Silveira JR. Caso não tivesse rompido com o prefeito que ajudou a eleger, teria sido apoiado pelo filho de Chico Seringa e teria sido reeleito deputado estadual. O marido de Fafá deve ter tido uma crise de arrependimento grande.
COORDENAÇÃO
Além de não ter sido prestigiado com boas votações para seus candidatos na chapa proporcional, o prefeito Carlos Eduardo ainda terá que engolir, neste segundo turno, seu adversário do passado e do futuro, Rogério Marinho, como coordenador da campanha de Henrique. É muita desmoralização para um prefeito de capital.
FORÇA
O presidente da Assembleia, Ricardo Motta, ficou extremamente fortalecido após o resultado de domingo. Foi reeleito como campeão de votos e o segundo mais votado do Brasil e teve o filho, Rafael, eleito entre os primeiros para deputado federal.
PRESIDENTE
Sherloquinho afirma que o ex-presidente da Assembleia, Álvaro Dias, teria o compromisso assumido por Henrique, de, em caso de vitória, voltar a presidir a Casa. Será? E se o governador for Robinson, quem será o presidente?
SACO PRETO
Sherloquinho andou pela Urbana e observou que a Companhia anda fazendo compras gigantes. Só de saco preto, a Urbana comprou 200 mil sacos. Se for dividir a quantidade por um ano, dá 16 mil sacos por mês, ou 555 sacos por dia. Estão ensacando até o vento. Há notícia também de que compraram cal que dá para pintar o Rio Potengi de branco; falta só comprar óleo de peroba em grande quantidade.
SEMELHANÇA
Um gaiato com os cabelos brancos da política potiguar, soltou essa: “Doutora Zenaide, que se elegeu deputada federal sem dar uma palavra, vai permanecer muda em Brasília. Ela vai ser a Nirinha da Câmara”. Para lembrar, Nirinha é esposa de Raimundo Fernandes e foi eleita deputada estadual. Nunca fez um discurso.
CHURRASCO
O garibaldista Cid Montenegro vai ao Rio neste final de semana comemorar a vitória do ‘baixinho’ Romário como senador. O ‘peixe’ surpreendeu como deputado, vai surpreender como senador e será governador do RJ em breve.

Comentários