COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS

A campanha de Henrique, talvez movida pelos números desfavoráveis, perdeu a razão; com ela, foi junto o rumo e o nível. A apelação tem sido uma constante nos programas e inserções do candidato Henrique Alves. Contraria seu próprio discurso inicial e deixa margem ao rebate, por parte do adversário.
DESCONFORTO
Não deve ser confortável a situação da mulher de Henrique, jornalista Laurita Arruda, diante da utilização de baixarias e notícias falsas da campanha do candidato do PMDB. Afinal, Laurita sempre foi defensora da ética e combatente permanente do baixo nível e das mentiras em campanha eleitoral.
DESCONFORTO II
Certamente que Laurita deve continuar com suas convicções a respeito das baixarias e do nível da eleição. Porém, na condição de esposa do candidato a governador, fica numa desconfortável situação de não poder expressar sua indignação pelo uso de mentiras na campanha do marido. A notícia falsa da pesquisa não divulgada, retuitada pelo perfil oficial de Henrique, deve ter provocado irritação na esposa de Henrique, que não aceita esse tipo de coisa e já combateu no início da campanha.
LIDERANÇA
A disputa no segundo turno em Pau dos Ferros foi municipalizada. O deputado Getúlio Rego já provou que é a maior liderança individual do município e quer apresentar a Henrique, uma vitória maiúscula, diferente do que ocorreu no primeiro turno, quando o candidato do PMDB tinha o apoio de praticamente todos os grupos e perdeu a eleição.
DISPUTA
A disputa por liderança em Pau dos Ferros leva também o prefeito Fabrício Torquato a buscar a vitória para Robinson Faria, pois a questão foi municipalizada. Ou seja: Se Henrique vencer o pleito no município, a liderança e o futuro político de Fabrício estão ameaçados; se Robinson vencer, Fabrício é alçado à condição de maior liderança e fortalece sua reeleição. Aguardemos as urnas de domingo.
ALEMANHA
Um veículo de comunicação da Alemanha fez uma matéria a respeito do nível da eleição presidencial no Brasil. Um dos ouvidos pela reportagem foi o potiguar Erick Pereira, “especialista em Direito Eleitoral e Constitucional, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)”. A opinião do jurista potiguar é destacada pelos site alemão.
ALEMANHA II
A matéria enfoca: “Na campanha do segundo turno se trabalha a desconstrução da imagem do adversário, ao contrário do primeiro turno, em que o tom é mais propositivo” e apresenta a opinião do filho de Emmanoel: “Nesse sentido, se busca mostrar o aspectos negativos do oponente e, às vezes, isso transborda o raio da legalidade e da razoabilidade”.
PÂNICO
A imprensa nacional noticia que há pânico em algumas campanhas já vitoriosas em primeiro turno e outras que disputam a segunda etapa do pleito. Tudo por conta da possibilidade de divulgação do depoimento dos dois corruptos delatores do esquema na Petrobras. Ou seja: que vai vazar, é uma certeza; o problema é quando.
FORÇA
Justificável a irritação de lideranças do PMDB do RN em relação à chapa presidencial, que tem Dilma e Temer na composição. Afinal, o povo do PMDB atribui à força do ex-presidente Lula, o crescimento de Robinson Faria, que teria provocado o segundo turno. Um deputado disse a este colunista: “A força de Lula no interior é impressionante. Sem ele, Robinson não teria crescido tanto”.
SINCERIDADE
O ministro Garibaldi Filho continua como exceção entre os políticos, no quesito sinceridade. O pai de Waltinho concedeu entrevista e afirmou ter sido surpreendido com a ‘virada’ de Robinson no segundo turno e conclama o eleitorado de Henrique a “não morrer de véspera, que nem peru” e também “não arriar a bandeira”. O discurso de Henrique é de vitória; o de Garibaldi, é de realidade.
ADESÃO
O PSDB do RN anunciou hoje a adesão de vários prefeitos do Estado para a candidatura de Aécio Neves. É visível o crescimento de Aécio no RN, mas anunciar a prefeita de Maxaranguape, que é do PSDB, como adesão, é um pouco demais. Será que Zé Agripino também foi anunciado como adesão?

Comentários