AGNELO ALVES APONTA OS RESPONSÁVEIS PELA DERROTA DE HENRIQUE ALVES

O dedo na ferida. Assim se pode definir a entrevista do deputado estadual, reeleito para mais um mandato, Agnelo Alves. Ao dizer que candidatos a deputado estadual e federal trataram de cuidar de suas campanhas, algumas delas com grande estrutura, e não pediram voto para o candidato a governador, deputado Henrique Alves. Na visão de Agnelo Alves, tio do ainda presidente da Câmara dos Deputados e pai do prefeito Carlos Eduardo Alves, os candidatos a deputado, alguns eleitos e outros não, contribuíram com a derrota do candidato ao fazer o que se chama, no mundo político, de “campanha solteira”.
O fenômeno não é novo. Uma olhada criteriosa nos números das eleições de 2006 e 2010 vai mostrar algo parecido. No primeiro turno das campanha em que a então governadora Wilma de Faria disputou a reeleição, a soma dos votos dos candidatos a a deputado federal e estadual comprova que vai muito além da votação da candidata majoritária, que foi ao segundo turno e ganhou a eleição.  O mesmo aconteceu em 2010 quando o então governador Iberê Ferreira disputou a reeleição e perdeu para a então senadora Rosalba Ciarlini.
Mas, desta vez, a frustração da não vitória de Henrique Alves no primeiro turno e a expectativa que se criou em relação ao amplo leque de alianças podem colocar em xeque o projeto de grandes coligações. Resta saber como vão se pronunciar lideranças que apoiaram Henrique e não escolheram o resultado esperado ou produziram o que esperavam.
O deputado Agnelo Alves não disse, mas os comentários nos meios políticos apontam que, imaginando-se eleito às vésperas da votação em primeiro turno, a campanha do deputado Henrique Alves suspendeu o reforço de estrutura prometido  aos apoiadores nos municípios. Sem ajuda, muitos cruzaram os braços e imaginaram que a vitória estaria assegurada por conta do apoio de inúmeros prefeitos e lideranças.  Era tão grande o número de apoiadores que muitos se deram ao trabalho de não trabalhar muito, confiando nos outros. Deu no que deu.
O certo é que a derrota de Henrique vai virar um “case” da política potiguar: “Como se perder uma eleição em 120 dias”.

fonte: blog do BG

Comentários