COLUNA DE TÚLIO LEMOS (JORNAL DE HOJE)

Apesar da reeleição da presidente Dilma, o PT vive um momento de grande desgaste em sua imagem, provocado por mais um escândalo. A prisão de empresários agigantou a divulgação do esquema de corrupção e arranhou ainda mais a imagem de um partido que tinha orgulho de ser diferente justamente em relação a ética e probidade.
IMAGEM
Naturalmente que o PT não pode ser responsabilizado por tudo que ocorre de negativo no Governo federal. Porém, é inevitável o desgaste na imagem da legenda, pois o fato de eclodir na mesma gestão escândalos que envolvem executivos, empresários e políticos, termina contaminando o partido que comanda o poder. Sair bem de mais um escândalo é crucial para a presidente Dilma.
CULTURA
O antropólogo e produtor cultural Josenilton Tavares foi indicado pela classe artística do Estado ao governador eleito Robinson Faria como nome a ser aproveitado na secretaria de Cultura do futuro Governo. Houve uma eleição interna com artistas e produtores culturais e o nome de Josenilton foi o mais votado.
FUTURO
A senadora eleita Fátima Bezerra iniciou um ciclo de renovação na política do RN que pode ter continuidade. No próximo pleito majoritário do Estado estarão em jogo duas cadeiras de senador, hoje ocupadas por José Agripino e Garibaldi Filho. A situação do pai de Felipe é de muita fragilidade; o pai de Waltinho, até pelo estilo povão, tem mais condição de permanecer em Brasília.
SENADO
Garibaldi se diferencia dos demais políticos de sua geração pelo fato de não ter intermediários entre ele e o eleitor. Justamente por conta disso, o pai de Waltinho reforça sua popularidade e o vínculo com o eleitorado, independente da formação da chapa.
DIFICULDADE
Já o senador José Agripino mantém uma certa distância em relação ao eleitor, usando sempre as lideranças para representá-lo fora do período eleitoral, o que provoca uma lacuna no vínculo do político com o eleitorado, materializando uma fragilidade em momentos de disputa mais acirrada.
NOMES
O que falta para assustar mais a permanência de Garibaldi e Agripino é nome capaz de demonstrar densidade e representar novidade. Caso surja alguém com o perfil semelhante ao que Fátima Bezerra conquistou junto ao eleitorado, poderemos ter de verdade um novo ciclo na política do RN com a renovação total ou parcial da representação potiguar no Senado.
MUDANÇA
Há um complicador caso haja interesse de Garibaldi ou Agripino em mudar de casa, saindo do Senado para a Câmara. É que os filhos de ambos já estarão exercendo mandato de deputado federal, o que dificultaria a migração dos senadores, pois o risco de comprometer todo o projeto seria muito alto.
MICARLIZAR
O prefeito Carlos Eduardo vai enfrentar dificuldades em sua gestão a partir do próximo ano. Sem dinheiro para realizar obras, o filho de Agnelo corre o risco de ‘micarlizar’ a gestão e ficar desgastado, o que pode comprometer sua tentativa de reeleição. Terá que usar a força política do PDT para conseguir recursos da União para Natal.
SOCIAL
A esposa do governador eleito Robinson Faria, Julianne, está realmente empolgada com a possibilidade de assumir a Sethas, a área social do Executivo. O marido da futura secretária também acredita que ela tem tudo para realizar uma boa gestão numa área muito importante para o Estado. Resta saber se o Programa do Leite voltará a ser pago pela Sethas; hoje o pagamento é efetuado na Emater.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUTEBOL NA TV