COLUNA DE TÚLIO LEMOS (JORNAL DE HOJE)

O governador eleito Robinson Faria não vai participar de articulação direta para a eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa. Pelo menos esse ano. O pai de Fábio vai ter um mês na condição de governador de fato e de direito, antes da disputa pela sucessão de Ricardo Motta. Ou seja: Em janeiro, o marido de Julianne bota seu time em campo; pronto para ganhar.
ARTICULAÇÃO
Até lá, os pretensos candidatos que esperam o apoio do futuro governador, deverão viabilizar candidaturas o conquistar apoios. Esperar que a vitória venha de cima para baixo não funciona. Tem que buscar a viabilidade eleitoral e o respaldo político.
SAÚDE
A cada dia que passa, o governador eleito Robinson Faria recebe informações a respeito de ‘máfias’ que atuam na Saúde Pública do Estado. Enfermeiros, servidores e médicos narram situações que estarrecem pela desonestidade de profissionais que atuam na área.
CÉREBRO
Uma das histórias que contaram ao futuro governador é que há profissionais que prescrevem um determinado procedimento para ser efetuado na cabeça do paciente, por exemplo. O médico chega a abrir o crânio para colocar uma placa ou cateter no cérebro. Porém, mesmo após a abertura da cabeça, a peça não é colocada, mas o médico chega a cobrar R$ 30 mil do Estado como se tivesse feito o procedimento. Merece investigação rigorosa.
JUSTIÇA
Uma situação comum na Saúde Pública ocorre em relação às decisões judiciais. O paciente busca a Justiça para obrigar o Estado a conceder determinado medicamento; o Juiz concede e sentencia o Governo a comprar o remédio; o secretário, para cumprir a decisão judicial, pede ao fornecedor que mande o medicamento para acerto posterior; a empresa manda. O problema é que a ‘facilidade’ aparente da empresa é, na verdade, um grande golpe nas finanças do Estado.
JUSTIÇA II
Como tinha que cumprir a decisão judicial com prazo estabelecido, o secretário tenta se socorrer do fornecedor, que também sabe do problema e ‘ajuda’ ao repassar o medicamento sem a natural burocracia do serviço público. O problema é quando o fornecedor vai cobrar pelo remédio. O preço é sempre bem mais alto do que o de mercado, mas a ‘facada’ da empresa não aparece como superfaturamento porque o Estado está cumprindo uma decisão judicial.
JUSTIÇA III
O correto é o Estado fazer o procedimento de sempre, com uma diferença: Já ter em mãos o valor do medicamento em pelo menos três empresas ou laboratórios diferentes. Dessa forma, atende à decisão judicial, mas não deixa a empresa ‘roubar’ o Estado com preço abusivo.
CONTRATOS
O futuro Governo deverá fazer uma verdadeira varredura nos contratos terceirizados, especialmente de locação de mão de obra e de veículos. Se observar bem, no caso da locação de mão de obra, os preços cobrados são bem acima do que realmente deveriam ser, provocando uma vazão de recursos para mãos ‘sabidas’ no poder e fora dele.
COMPROMISSO
Como Robinson Faria não tem compromisso com empreiteiros, locadoras, prestadores de serviço ou fornecedores, tem todas as condições de cortar as gorduras que são postas a mais para satisfazer agentes públicos e empresários. O marido de Julianne precisa fazer uma lipoaspiração em todos os contratos do Governo. Somente com isso, haverá uma enorme economia de recursos públicos, além de livrar o Estado de denúncias de corrupção.
MUDANÇA
Derrota muda tudo; assim como a vitória. Se Henrique tivesse sido eleito governador, todo mundo estaria dizendo que ele tinha compromisso com a reeleição de Ricardo Motta na Assembleia; como perdeu, até Nélter Queiroz faz questão de dizer que Henrique ‘nuuuunca’ assumiu compromisso com o pai de Rafael, que nunca pensou nem nessa hipótese. Ô povo ‘adaptável’.
LIVRO
O livro “Bastidores do Poder”,  de autoria do jornalista João Batista Machado, lançado na ultima terça-feira, 18,  já está à venda na livraria Saraiva, do shopping Midway Mall, na banca do Tota, na Av. Afonso Pena em Petrópolis e na Cooperativa Cultural no campus da UFRN. Aula de jornalismo político imperdível.
CONSCIÊNCIA
Hoje é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. Em várias partes do País, a homenagem ocorre em forma de eventos em feriado. Em Natal, a Justiça cassou o direito da Câmara legislar sobre o tema e suspendeu o feriado. Independente da discussão, é momento de reflexão.
NEGRA
A cor da pele não pode ser motivo para diminuir ou engrandecer ninguém. O que temos de bom ou ruim vem de dentro; o caráter ou a falta dele, independe se a pele é branca ou preta. Há brancos bons e outros que não valem absolutamente nada. Assim como há pretos ótimos e outros que não merecem nem registro. Pele não vale nada, busque o que o ser humano possui de melhor, sem olhar para a cor. Preconceito racial é sinônimo de pequenez, venha ele do branco ou do preto.
NOSSA SENHORA
Amanhã, 21 de novembro, é feriado em homenagem a Nossa Senhora da Apresentação. Procissão marítima e missa na madrugada; procissão às 16h saindo da antiga Catedral em direção à Nova. Promessa a pagar por milagre da vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUTEBOL NA TV