COLUNA DO JORNALISTA DE TÚLIO LEMOS (JORNAL DE HOJE)

O futuro governador Robinson Faria não vai encontrar um mar de facilidades quando assumir o estrago deixado por Rosalba Ciarlini. Mas, de desculpas o cidadão já está cheio e espera ações concretas que resultem na melhoria dos serviços públicos oferecidos pelo Estado. O pai de Fábio sabe que tem que ser rápido e certeiro.
ÁREAS
A Saúde pública é uma área fundamental para ser alvo de ações imediatas do futuro Governo, associada ao setor da Segurança. Ambas precisam de execução logo nos primeiros dias de gestão. As atitudes devem ser rápidas e de efeito imediato. Os projetos podem aguardar pelo médio prazo. O Governo precisa provar ao cidadão que há um novo comando no RN.
JATO
A Operação Lava Jato ainda está longe de terminar, mas continua assustando muita gente. Tanto do PMDB, que usava os préstimos do doleiro para abastecer contas de alguns líderes; quanto do próprio PT, que usava o Governo com arma para receber a grana suja de óleo da corrupção. Cabeças vão rolar Brasília afora.
PRESERVAÇÃO
Apesar de ter cometido erro no segundo turno da eleição, o professor Mardone França, proprietário do instituto Certus de pesquisa, deixou preservada sua imagem, construída com seriedade ao longo dos anos. O erro foi considerado erro, não fraude ou manipulação, bem diferente de outros casos daqui da terra. Errar é humano; fraudar é bandidagem.
LEITE
O Governo Rosalba Ciarlini não sossega enquanto não quebrar definitivamente os produtores rurais do Estado. Pagava com bastante atraso R$ 1,15 pelo litro do leite; baixou para R$ 1,00. A mão pesada da Rosa é pior do que qualquer seca braba no interior.
SAÍDA
A saída de Garibaldi Filho do Ministério da Previdência Social pode representar também o início do projeto de candidatura própria do partido à Presidência da República. Antes da eleição deste ano, muitos peemedebistas já garantiam que 2014 seria o último do partido como coadjuvante e, consequentemente, da aliança com o PT.
SENADO
Porém, antes de se aventurar pelos caminhos da oposição, que o PMDB está desacostumado a percorrer, o partido poderá indicar Garibaldi Filho como candidato a presidente do Senado, em substituição a Renan Calheiros. O pai de Waltinho deixou boa imagem quando presidiu o Senado.
TJ
A informação contida no Portal da Transparência, de que 80% dos gastos do Judiciário potiguar é com pessoal, deixa centenas de “concurseiros” decepcionados. Afinal, enquanto os gastos forem elevados, não há espaço no orçamento para novos servidores do TJ.
NECESSIDADE
O problema é que o Tribunal de Justiça do RN, realmente, precisa de novos servidores e novos magistrados. Contudo, enquanto não aprender a controlar suas despesas, o Judiciário não poderá combater o déficit de juízes no Estado.

Comentários