COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS (JORNAL DE HOJE)

Ainda no primeiro turno da eleição, o candidato Henrique Alves reuniu pessoas bem próximas e de sua confiança para receber o resultado de uma pesquisa Consult. O proprietário do instituto, Paulo de Tarso Teixeira apresentou os números e respondeu a questionamentos de Henrique.
DECISÃO
Henrique foi direto na pergunta ao estatístico: “Paulinho, qual é a chance que eu tenho de vencer a eleição no primeiro turno?”. Paulo de Tarso respondeu: “Henrique, você tem 80% de chance de ganhar a eleição domingo e apenas 20% de haver segundo turno”.
RESULTADO
Segundo Sherloquinho, diante da garantia de vitória em primeiro turno, Henrique deixou de cumprir compromissos assumidos com prefeitos e demais lideranças, o que provocou uma desmobilização e desestimulou o trabalho. Não venceu em primeiro turno e a situação ficou agravada para o segundo.
COMPROMISSO
No segundo turno, a captação dos recursos não ocorreu como estava previsto e os compromissos assumidos não puderam ser cumpridos, o que piorou a situação da candidatura do marido de Laurita. No caso de Natal, por exemplo, os vereadores ficaram chateados porque tiveram que arcar com algumas despesas e ficaram também desgastados com as lideranças. Resultado: Braços cruzados e derrota certa.
SURPRESA
O deputado Henrique Alves concedeu entrevista à revista Veja e disse que ficou surpreso com o apoio de Lula a Robinson: “O Lula nunca tinha visto o Robinson na vida dele. Se amanhã passar do lado, acho que o Lula nem o reconhece mais. Enquanto eu era líder do PMDB, sempre que havia uma votação importante, o Lula me chamava para conversar e para negociar. Agora, ele grava uma entrevista em um formato de bate-papo elogiando o Robinson”.
AVALIAÇÃO
A constatação está clara: Lula conhecia e negociava temas com Henrique, mas gravou mensagem de apoio para um desconhecido. Ou seja: Lula gravou para Robinson justamente por conhecer Henrique.
ESPAÇOS
A formação do novo Governo será caracterizada pelas indicações do PT e do próprio partido do governador. Alguns já estão ‘enciumados’ pelos espaços que serão ocupados pelo PT e chegam a prever que o partido de Fátima e Mineiro vai transformar Robinson em refém ou trair mais adiante. Esse é um grande problema na política do RN: A desconfiança provoca mudança de atitude e o aliado já passa a ser tratado com adversário. Quem fez isso não deu certo.
COMANDO
O que o novo governador precisa é ter o comando da gestão e se fazer presente nas ações do Governo, evitando que intermediários assumam postura de paternidade ou que haja formação de ilhas paralelas no Executivo.

Comentários