COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS (JORNAL DE HOJE)

A equipe de transição do futuro Governo Robinson Faria está tendo dificuldades de avaliar a real situação do Estado. O problema é que o atual Governo não enviou as informações e documentos para a equipe. A coluna já havia previsto essa situação quando a governadora Rosalba Ciarlini não indicou nomes para compor uma equipe da atual gestão.
CONCENTRAÇÃO
Rosalba indicou o marido, chefe da Casa Civil, Carlos Augusto Rosado, para ser o ‘responsável’ pela equipe inexistente que acabara de não anunciar. Ou seja: Concentrou as informações nas mãos de quem nunca deu informação a ninguém. O objetivo é realmente dificultar o trabalho e não expor a real e catastrófica situação a que o casal impôs ao RN.
SUCESSÃO
A sucessão da mesa diretora da Assembleia ainda vai contabilizar muitos capítulos antes de entrar efetivamente na reta final decisiva. Até lá, alguns nomes vão surgir e desaparecer sem qualquer efeito prático. O afunilamento vai ocorrer no momento certo, com os nomes que realmente irão entrar em disputa.
CONFIANÇA
Alguns analistas se surpreenderam com o encontro entre o deputado eleito Álvaro Dias e o futuro governador Robinson Faria, ocorrido em São Paulo. Inevitável a conversa sobre a sucessão de Ricardo Motta. O que alguns desconhecem ou não lembram, é que o marido de Julianne sempre manteve uma relação de amizade e confiança com o filho de Adjuto.
CONFIANÇA II
Álvaro Dias presidiu a Assembleia por três mandatos, quando saiu para tomar posse como deputado federal. O candidato de Álvaro para sucedê-lo foi Robinson Faria, que ocupara a primeira secretaria na gestão do seridoense. Ou seja: Apesar de, em alguns momentos, traçarem caminhos diferentes, havia relação de cumplicidade política e confiança entre ambos. E isso pode contar se Álvaro realmente viabilizar sua candidatura a presidente da Casa.
TRÂNSITO
A construção de uma nova ponte sobre o Rio Potengi resolve o problema de trânsito da Zona Norte de Natal sem prejudicar solução para a permanente dificuldade de tráfego na Roberto Freire. São duas situações completamente diferentes. E as duas podem ser resolvidas, desde que o milionário projeto de ‘readequação’ não seja posto em prática. O projeto original atende a outros interesses.
GARGALOS
A questão da Roberto Freire está nos gargalos da saída do pequeno viaduto de Ponta Negra, associado a falta de fluidez no início da Via Costeira e na rótula que vai para a Rota do Sol. São problemas de fácil solução, que prescindem de obras faraônicas para enriquecer uns poucos privilegiados amigos do rei.
SAÚDE
O governador eleito Robinson Faria conversou com o médico Eduardo Lemos, para que este, ao lado do colega Galeno Torquato, eleito deputado estadual, estudem medidas de curto, médio e longo prazos para execução no futuro Governo. O pai de Fábio quer começar a gestão com ações concretas, de efeito positivo imediato na população.
SAÚDE II
Ainda durante a campanha, Robinson Faria conversou com o médico Eduardo Lemos. Nos dias que antecedia os debates na TV, o marido de Julianne recebia informações e dicas a respeito da situação do Estado na área de saúde. Após a vitória, o governador eleito voltou a conversar com o médico sobre o tema. Detalhe: Eduardo não tem nenhuma pretensão de ser secretário de Saúde, o que o deixa mais confortável para orientar o futuro governador sem interesse no cargo.
MISSA
A coluna recebeu e-mail de Alberto Santos: “Túlio, me chamo Alberto e ontem fui a Missa da Cura na Igreja de Neópolis. No final da realização da missa o Padre chamou a atenção dos participantes sobre a atitude da SEMOB, através do seu Inspetor e equipe de fiscais, que no final da tarde dessa quarta-feira, dia 12.11.2014, até o início da noite deste mesmo dia, aplicaram multas em vários carros que se encontravam estacionados infringindo o código de trânsito”.
MISSA II
O leitor continua: ‘Segundo o mesmo Padre desde o início da realização da missa de cura que ocorre a cada segunda quarta-feira de cada mês tem encaminhado solicitação de apoio da SEMOB no disciplinamento e facilitação do escoamento do trânsito que sempre é intenso e desordenado em função da limitação do espaço, e do grande número de carros que ali trafegam e nunca foi atendido.
MISSA III
Conclusão de Alberto Santos: ‘Afirmo que embora seja legal a ação dos fiscais de trânsito da SEMOB em multar tais carros, penso também será que a colocação de “Pardais” na cidade, como o que se encontra na Av. Hermes da Fonseca, sem nenhuma sinalização de controle de velocidade! se transformou na galinha dos ovos de ouro da Prefeitura de Natal?”.
AÇÃO
O fato é que a Semob, na gestão do prefeito Carlos Eduardo, parece ter como meta aumentar o caixa à custa da situação caótica que ela mesma não consegue resolver. Há casos e casos em que a orientação resolveria o problema. Mas orientação não mete a mão no bolso do contribuinte. Eles preferem punição, revelando qual o real interesse dessa secretaria em relação ao povo de Natal.

Comentários