COLUNA DO JORNALISTA DE TÚLIO LEMOS (JORNAL DE HOJE)

A governadora Rosalba Ciarlini vai realmente entrar na história do RN. Não por méritos; mas por atrasar o salário do funcionalismo. O pior: Deixou os servidores sem saber se vão ou não receber o pagamento referente ao mês de dezembro. A prefeita competente mostrou-se uma governadora desastrosa.
CORRUPÇÃO
Fica cada vez mais complicada a situação do deputado Henrique Alves no escândalo da Petrobras. Esperava ser nomeado ministro da Integração no segundo mandato da presidente Dilma, mas a decisão do Governo de não nomear envolvidos no Petrolão, sepulta a aspiração do potiguar.
MÃE LUÍZA
O secretário Chefe da Casa Civil do prefeito Carlos Eduardo, Kléber Fernandes, disse no Jornal Verdade, da RedeTV RN, que a Prefeitura gastou cerca de R$ 4 milhões somente no fechamento de tubulações e a colocação da lona preta. É muito dinheiro para pouca coisa. Se o MP resolvesse pedir detalhamento dos gastos, talvez tivesse surpresa semelhante ao peso das pedras do enrocamento de Ponta Negra.
TEFLON
O prefeito Carlos Eduardo construiu uma boa imagem ao longo de sua vida pública. É isso que tem contribuído para o teflon que o protege, mesmo diante de denúncias de irregularidades e promessas não cumpridas. O filho de Agnelo tem um patrimônio invejável a qualquer político. Até quando o verniz vai permanecer é imprevisível.
MICARLIZAÇÃO
Apesar da boa imagem, o prefeito Carlos Eduardo corre um sério risco de ‘micarlização’ diante de promessas não cumpridas. A carência financeira da Prefeitura de Natal e a oposição dos governos estadual e federal, fechando o repasse de recursos, poderá ser fatal para o não cumprimento de compromissos e a fratura do discurso com a prática.
BOMBA
Um graduado servidor do Tribunal de Justiça do Estado, revela que uma bomba está prestes a explodir a qualquer momento no colo do presidente Aderson Silvino. O CNJ identificou uma irregularidade administrativa e determinou a reversão dos atos.
BOMBA II
O fato é que o atual presidente do TJRN, Aderson Silvino, nomeou mais de 200 cargos comissionados nos últimos dois anos sem cumprir a paridade de um comissionado para outro do quadro efetivo. O CNJ determinou a exoneração imediata de 242 cargos comissionados. O presidente não quer cumprir.
BOMBA III
A questão é que o CNJ não orientou ou recomendou; determinou a exoneração dos 242 e Aderson Silvino não cumpriu. O mandato do atual presidente termina no fim deste mês. Se, até lá ele não cumprir a decisão do Conselho, terá que arcar com as conseqüências quando deixar o cargo. Se demitir, cumpre a determinação do CNJ mas prejudica o funcionamento do próprio Tribunal e de algumas comarcas; se não demitir, corre sério risco de se prejudicar profissionalmente. O dilema tem que ser resolvido até o dia 30.
ANDANÇAS
Dos pretensos candidatos a prefeito de Natal na eleição de 2016, o único que tem agenda permanente de visitas à comunidade é o deputado Fernando Mineiro. Profundo conhecer dos números e da realidade da capital, Mineiro tem encontros diários com lideranças comunitárias, formadores de opinião e pessoas do povo. A semente está sendo plantada para a colheita na sucessão de Carlos Eduardo.
CAIXA 2
A justificativa dada pela deputada federal eleita Zenaide Maia, para fechar suas contas de campanha, pode ter complicado ainda mais a situação. O empréstimo de R$ 9.500, feito pela irmã de João Maia a uma pessoa física, foi sacado em três parcelas, não há contrato com a credora e o documento pode ser interpretado como ‘fabricação’ por parte da defesa. Se ficar caracterizado o Caixa 2, ela corre o risco de não ser diplomada.

Comentários