COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS (JORNAL DE HOJE)

O Governo Rosalba Ciarlini chega ao fim da pior maneira possível, em que um secretário desmente publicamente a palavra da governadora, que já não vale lá tanto assim.
DESMENTIDO
O todo poderoso secretário de Finanças Obery Rodrigues, desconheceu a nota oficial assinada por Rosalba, em que a mulher de Carlos Augusto promete pagar a folha do funcionalismo no dia 30 deste mês e disse que não há dinheiro para quita o pagamento. Simples assim. A governadora mentiu, mais uma vez, ao povo do RN. Quem diz isso é seu próprio secretário.
SALÁRIO
Por falar em secretário, tem que acabar com a demagogia de não falar em reajuste para o salário do secretário. Um auxiliar de primeiro escalão tem que ser bem remunerado, pois fica em regime de dedicação exclusiva e é responsável pela pasta que ocupa, inclusive depois que deixa o cargo, tendo que responder a processos.
SALÁRIO II
Portanto, a discussão não pode ser a nivelação do salário baixo dos servidores com o pequeno salário pago ao secretário. O servidor tem que ser bem remunerado, mas não pode haver vinculação de uma situação com a outra. Afinal, temos menos de duas dezenas de secretários e mais de 100 mil servidores.
DIFICULDADE
A baixa remuneração do secretário tem dificultado o preenchimento do primeiro escalão do futuro Governo Robinson Faria. Vários nomes contatados disseram não ao convite e alegaram o valor do salário como motivo principal para não aceitar o cargo.
ENFRENTAMENTO
Essa questão do salário de secretário foi enfrentada pelo prefeito Carlos Eduardo. Houve pressão, greve e movimento, mas o prefeito manteve o reajuste de seu primeiro escalão, que não tinha aumento há cerca de 15 anos.
PASSADO
Quando falamos em demagogia, é que sempre tratam esse tipo de coisa com demagogia. Basta lembrarmos do caso dos carros oficiais. Quando existiam, a população poderia ver se algum secretário freqüentava lugares inadequados com o veículo oficial.
PASSADO II
Quando os veículos oficiais foram substituídos pelos carros locados, os secretários passaram a usufruir de um veículo pago com dinheiro público, como se fosse seu carro particular. Portanto, sem demagogia e com transparência a coisa funciona melhor.
CAIXA 2
A deputada federal eleita Zenaide Maia afirmou que não tinha nada a esconder e nem temia irregularidades em sua prestação de contas. Porém, a irmã de João Maia não tem motivos para ficar tão tranqüila. Os documentos bancários provam que houve Caixa 2. Ou seja: Entrou dinheiro a mais na conta da candidata, sem a devida comprovação da origem. Dinheiro em espécie foi depositado sem comprovação de saques ou mesmo quem depositou ou quem deu os recursos.
OFERECIMENTO
Mesmo com salário baixo e com risco de ser processado, ainda é grande a fila de puxa-sacos se oferecendo para ser secretário no futuro Governo. Há casos de gente que votou em Henrique, jogou a dignidade na lata do lixo e se aproxima do povo ligado a Robinson para tentar uma ‘boquinha’.
AÇÃO
Primeiro suplente da coligação e filiado ao PSD, o Major Fernandes, que obteve mais de 25 mil votos na última eleição para deputado estadual, entrou com Mandado de Segurança contra a diplomação do ex-prefeito Disson Lisboa.
FICHA
A ação de Major Fernandes contra Disson é amparada na Lei da Ficha Limpa, que impede condenados em colegiados de ser diplomados ou exercer mandato eletivo. As chances de Disson ser barrado pela Justiça Eleitoral são grandes.

Comentários