COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS (JORNAL DE HOJE)

Como havia dito desde o início do trabalho da equipe de transição, o fato da governadora Rosalba Ciarlini não ter nomeado equipe para repassar documentos e informações, iria travar a equipe do futuro Governo. A Rosa designou Carlos Augusto, seu marido e chefe da Casa Civil para responder pela transição da atual gestão. Previsível: Nada funciona.
SERVIDORES
O Estado do RN tem mais de 3 milhões e 400 mil habitantes, com serviços públicos prestados por pouco mais de 100 mil servidores. Apesar da proporção, ao longo dos anos, nenhum governante olhou de verdade para o funcionalismo ou ficou refém de seus movimentos de pressão.
COFRES
Lógico que o servidor público não pode ser responsabilizado pelos estragos que criaram ao longo dos anos no serviço público do RN. Mas eles sabem também que um Estado não pode funcionar somente para pagar a folha do funcionalismo. Como valorizar que presta serviço e não quebrar o cofre oficial? Eis a questão.
RADIOGRAFIA
Necessário se faz uma radiografia do serviço público atual. Quem realmente trabalha e quer continuar prestando serviço e quem faz de conta que trabalha e somente quer receber mais e mais, sobrecarregando os demais e inchando os cofres públicos.
DEMISSÃO
Um Plano de Demissão Voluntária poderia ser uma saída para o Estado se livrar de alguns parasitas e valorizar os que pretendem realmente prestar serviço de qualidade ao cidadão que paga pelo seu salário. Discursos populistas para agradar ao funcionalismo ou dirigidos somente ao servidor como culpado, não é o caminho. O equilíbrio tem que prevalecer.
DIREITOS
O futuro governador Robinson Faria recebeu sindicalistas na tarde de ontem. Como era de se esperar, a pauta foi predominantemente reivindicatória de reajustes salariais. Ou seja: Independente da situação das finanças, o servidor quer seu direito preservado. O problema é justamente esse. Cada um quer o seu. E quem paga toda essa conta, que é o cidadão, fica longe de ter o seu direito a uma boa prestação de serviço, preservado. Haverá solução para o impasse?
DIÁLOGO
O encontro dos servidores, representados por sindicalistas, dá um alento que haverá alguém para ouvir suas reivindicações. Há de aparecer alguém com coragem para expor, de forma transparente, a real situação do Estado. E, nesse aspecto, o diálogo é o melhor parceiro; especialmente se coordenado pelo governador do Estado. Se Robinson vai manter essa postura, só o tempo dirá.
FOCO
Uma coisa é certa: Os 3,4 milhões de cidadãos devem ser priorizados no foco da gestão. Agradar 100 mil e desagradar a maioria, não é um bom caminho. O enxugamento da máquina é necessário e indispensável para gerir com eficiência. Fica quem quer realmente trabalhar; sai quem suga o colega, o cidadão e o Estado. Coragem para implementar é necessária.
CORRUPÇÃO
O ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, disse ontem que pode confirmar tudo o que disse à Justiça e ao Ministério Público sobre esquema de corrupção na estatal. A frase que o delator disse ontem, deve ter provocado pânico em muita gente.
CORRUPÇÃO II
Para quem duvidava do teor da delação premiada de Paulo Roberto Costa, veja o que ele disse: “Não tem nada da delação que eu falei que eu não confirme. Falei de fatos, falei de dados, falei de pessoas. Na época oportuna, essas pessoas serão conhecidas”. Bomba atômica é traque na frente do que virá.
NOMES
O senador Renan Calheiros, presidente do Senado, usou a força que lhe confere o cargo para barrar o Congresso ao povo. Nada de estranho, partindo de Calheiros. Mas pode piorar. Na Câmara, há uma união cega em torno de Eduardo Cunha para substituir Henrique Alves.
PATETAS
Sherloquinho quer saber: “O prefeito Carlos Eduardo, que passeia de férias na Disney, se sente mais à vontade conversando com o Pateta de lá ou com alguns patetas de sua própria gestão?”

Comentários