COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS (JORNAL DE HOJE)

O conselheiro Carlos Thompson fez história no Tribunal de Contas do Estado, com seu voto de desaprovação das contas do Governo Rosalba Ciarlini. Thompson fundamentou bem seu voto e pediu que o TCE punisse tecnicamente os erros cometidos pela gestão estadual. Porém, o voto técnico foi vencido pelo voto político.
HISTÓRIA
Na verdade, na história recente do RN, não há notícia de um relator que tenha pedido a desaprovação das contas de um Governo. A regra era ‘aprovação com ressalvas’, uma forma de não desagradar aos governantes de plantão. Carlos Thompson inaugura uma nova era de respeito à legislação e impessoalidade e imparcialidade no julgamento.
DORMITÓRIO
O jornalista Vicente Serejo já fez referência ontem em sua coluna, ao fato de que há vários processos graves ‘dormindo’ nas gavetas do TCE e que Carlos Thompson, na condição de novo presidente da Corte de Contas do Estado, deverá ‘acordar’ esse material. Processo tem que ser julgado; condena ou absolve, mas julga. TCE não é dormitório de irregularidades ou travesseiro de corrupto.
LUA DE MEL
O deputado Fernando Mineiro disse ontem, na 96 FM, que os sindicalistas que representam os servidores públicos, elogiaram bastante a postura do futuro governador Robinson Faria em recebê-los. Disseram que é algo novo na política do Estado. Resta saber até quando vai durar a lua de mel entre Robinson e os servidores.
DINHEIRO
Muita gente estranhou o volume de dinheiro repassado pelo então candidato a governador Henrique Alves ao deputado estadual Kelps Lima. O marido de Laurita deu R$ 600 mil ao presidente do Solidariedade no RN. Mais de meio milhão de reais para um parlamentar de outro partido. Grande sintonia havia entre Kelps e Henrique.
TRAVAMENTO
Como era previsto, o ‘governador de fato’ Carlos Augusto Rosado, conseguiu travar o trabalho da transição entre a atual e a futura gestão. Com estilo centralizador e pensamento miúdo, o marido da Rosa trata os secretários como se fossem seus empregados particulares e estabelece normas para resposta aos pedidos de informação.
NO AR
O povo do atual Governo parece que está ‘voando’ bem longe da realidade. Questionada sobre pagamento de salários, a governadora diz que há dinheiro em caixa; mas não paga. Não responde nada a respeito da transição, mas diz que está ‘colaborando’ com a equipe. Não saneou nada e o Governo está acabando, mas assina ordem de serviço para “sanear 100% de Natal”. Esse povo vive em outros ares.
EMPRÉSTIMO
A Assembleia aprovou o pedido de empréstimo do Governo do Estado, a ser utilizado pela futura gestão. Porém, houve a vinculação de aprovação de uma nova lei para poder validar a que foi aprovada ontem. Ou seja: No fundo, a Assembleia travou o empréstimo. Só sai de verdade no próximo ano; com muita negociação.

Comentários