COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS (JORNAL DE HOJE)

A frase dita pelo governador Robinson Faria na reunião do PT foi muito forte; principalmente porque foi pronunciada depois da eleição. Afinal, todos nós sabemos que candidato é uma coisa, eleito é outra. A mudança é inevitável. Mas o pai de Fábio admitiu, após eleito, que só venceu a eleição por causa da aliança com o PT.
PALANQUE
O que Robinson Faria disse ao PT não é nenhuma declaração de amor incondicional ao partido. É uma constatação de que a união das duas legendas produziu a vitória e pode ajudar a governar. Em relação ao pleito, houve reciprocidade. Fátima não ganharia sem Robinson e o pai de Fábio não venceria sem a irmã de Tetê. Menos pelos votos, mais pelo palanque que se formou e deu representatividade mútua.
GOVERNO
Em relação ao futuro Governo, Robinson sabe que não há saída que não seja o repasse de recursos federais para viabilizar sua gestão. Como há uma aliança que se fortalece cada vez mais politicamente, se Robinson decepcionar, o PT cai junto com ele. Se acertar, o partido de Lula cresce e pode se beneficiar do bônus administrativo. Os dois podem vencer ou cair juntos.
QUADROS
O futuro governador não dispõe de quadros suficientes para montar sua administração. Isso é bom e é ruim. Bom porque seu descomprometimento pode fazê-lo buscar quadros técnicos na UFRN e em outras academias; ruim porque corre risco de não preencher com pessoal qualificado pelo valor do salário ofertado para o primeiro escalão. Também não pode esquecer que político não pode ser desprezado; juntar o técnico com o político é o ideal.
TÉCNICO
O preenchimento de cargos de confiança com pessoal técnico é importante. Mas é preciso ter cuidado como esse povo recebe a missão. Em alguns casos, o burocrata que se arvora de saber tudo, termina prejudicando a gestão pela falta de sensibilidade política e por se achar intocável.
BAJULAÇÃO
A história não nos deixa esquecer que todo governante gosta de bajuladores. A intensidade com esses seres serão ouvidos pelo futuro Governo, dirá o tamanho da gestão. O pior é que o bajulador vem de onde menos se espera e tenta se fazer de íntimo, mesmo que tenha se comportado como adversário de atitudes mesquinhas na campanha. Reconhecer esse povo é um grande avanço para qualquer governante.
SEGURANÇA
O juiz da Vara das Execuções Penais, Henrique Baltazar, tem sido lembrado por alguns observadores para ser secretário de Segurança Pública ou mesmo de Justiça. Destemido e independente, Baltazar tem tudo para realizar um grande trabalho.
MINISTRO
O senador Garibaldi Filho entregou a carta de exoneração do ministério da Previdência Social. Porém, o cerimonial de todos os eventos continua chamando o pai de Waltinho de ministro. Hoje pela manhã, em um café para discutir o futuro do Programa do Leite, o marido de Dona Denise foi anunciado como ‘ministro’ e pediu para ser chamado apenas de senador. Tomou a cadeira que era ocupada por Paulo Davim.
SUPLENTE
A situação das contas da deputada federal eleita Zenaide Maia pode complicar a vida da irmã de João Maia. Ela vai precisar provar que tinha recursos próprios não declarados à Justiça Eleitoral, que foram utilizados como auto-doação. Se não conseguir, corre o risco de entregar o mandato para o suplente da coligação, Abraão Lincoln.

Comentários