COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS (JORNAL DE HOJE)

Hoje é comemorado o Dia Nacional de Combate a Corrupção. Dia de reflexão para os políticos e também para a população, que já cansou de tanta roubalheira e tanta impunidade. Um partido está na oposição, cobra, exige, denuncia. Quando assume o Governo, faz ainda pior do que aquele a quem criticava. Essa situação precisa mudar.
CORRUPÇÃO II
Na história recente do País, o PT levantou a bandeira da ética e do combate à corrupção. Foi considerado radical por não fazer concessões e manter o rígido discurso que incomodava os demais partidos. No Governo, o PT também sucumbiu aos atrativos que a corrupção produz e teve sua bandeira enlameada pela sujeira da corrupção e da impunidade.
CORRUPÇÃO III
O Mensalão era ‘apenas’ um esquema de distribuição de dinheiro público para aprovar o que o Governo queria. Sujou a imagem do partido e condenou alguns de seus principais nomes com o carimbo da corrupção. Ao invés de aceitar as condenações e corrigir os equívocos, o PT tratou seus corruptos como heróis, zombando do sentimento da sociedade.
CORRUPÇÃO IV
Agora, surge o festival de corrupção com os contratos da Petrobras. Governo e oposição enlameados direta e indiretamente pelo dinheiro que suga os cofres públicos e irriga as campanhas eleitorais. Desmoralização generalizada e descrédito da população. É preciso mudar. O povo não agüenta mais. Mas é preciso mudar de verdade; não somente de siglas ou pessoas, mas de comportamento.
PRESENTE
O deputado Henrique Alves ‘ganhou’ de presente de aniversário, seu nome vinculado a uma lista de distribuição de propina de uma das construtoras envolvidas na roubalheira da Petrobras. Como já havia dito aqui: Caso o nome do marido de Laurita seja citado em esquema de corrupção, sua nomeação para um ministério fica inviável.
ANIVERSÁRIO
Por falar em Henrique, há previsão de festão hoje na residência oficial, com direito a convite e tudo. É bom o presidente da Câmara ter cuidado, pois a casa é pública e uma festa particular bancada com o dinheiro do contribuinte, pode ser considerada improbidade administrativa.
VISITA
O governador eleito Robinson Faria conversou ontem com o presidente da Fiern, Amaro Sales. Diálogo de paz. Na campanha, Robinson disse que a Fiern era praticamente um comitê da campanha de Henrique. Certamente que ambos esqueceram esse detalhe. Quem sabe a Fiern se transforma em comitê do futuro governador e ele passe a achar bom.
CANDIDATURA
O ‘Xerife’ da Lei Seca, Tenente Styvenson Valentim, poderá ser candidato nas próximas eleições. Hoje, ele é meio arredio à possibilidade, mas não descarta totalmente. Ao invés de criticarmos a possibilidade de termos o policial honesto como candidato, temos é que incentivá-lo. Afinal, só mudaremos a política suja com nomes limpos.
GUERRA
A arquiteta e escritora Giovana Paiva de Oliveira, lança mais um livro: “Natal em Guerra, as transformações da cidade na segunda guerra mundial”. O livro retrata Natal no momento em que ocorreu a guerra e as transformações culturais, sociais, políticas e até arquitetônicas durante aquele período. Numa linguagem simples e direta, o livro de Giovana é fundamental para quem quer voltar ao tempo e entender as mudanças que ocorrem em uma cidade.

Comentários