COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS (JORNAL DE HOJE)

Ciro Marques (interino) – cirowmarques@gmail.com
Robinson Faria deu um exemplo de humildade ao retirar Eurípedes Balsanufo da Secretaria Estadual de Planejamento e Finanças. Não podia ser arrogante ao ponto de manter a escolha de um nome “ficha suja” se ele mesmo assumiu o compromisso de não nomear ninguém que não fosse totalmente isento juridicamente.
DESCONHECIMENTO
É bem verdade, entretanto, que chamou a atenção a falta de informação do novo governo nesse ponto. Aparentemente, eles convidaram Euripedes Balsanufo sem conhecer realmente a “ficha” dele, baseados apenas na indicação.
ANTENADO
O novo presidente do Tribunal de Justiça, Cláudio Santos, assume o Judiciário potiguar em um momento importante, quando o Estado parece totalmente comprometido com a meta de redução de despesas. Por isso, ganha ainda mais valor a postura que ele demonstra ter, justamente, nesse sentido de diminuição de gastos.
ANTENADO II
Cláudio Santos, inclusive, acaba fazendo coro ao discurso de outros líderes de poderes e órgãos auxiliares do Rio Grande do Norte. Robinson Faria, novo governador, ganhou a eleição prometendo uma otimização das despesas. Na Assembleia Legislativa, o presidente Ricardo Motta (PROS) aceitou reduzir o próprio orçamento para dar o “exemplo” aos demais poderes durante a discussão do OGE 2015. E o Tribunal de Contas do Estado (TCE) tem em seu novo presidente, o conselheiro Carlos Thompson, uma figura que, durante todo o período que esteve na instituição, clamou pela redução das despesas e pelo cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
ANTENADO III
É bem verdade que a missão de Cláudio Santos é mais ingrata. O Judiciário do RN tem sido, ao longo de vários anos, um dos principais alvos de críticas daqueles que apontam as despesas com funcionalismo público como maior motivadora das crises financeiras. Salários altos e vantagens aparentemente absurdas em outros órgãos da administração pública (como o Executivo, por exemplo), são os principais motivadores dessas críticas.
DIFICULDADE
Por isso, Cláudio Santos não terá um trabalho nada fácil para conseguir transformar o discurso em realidade. Na verdade, tão difícil quanto conter o crescimento das despesas, será reduzir os gastos já existentes, principalmente, com pessoal, que consome mais de 80% do orçamento do Judiciário potiguar. Será que os demais membros do Tribunal de Justiça estão tão comprometidos como o presidente nesse ideal em prol do RN?
NECESSIDADE
E se não estão, deveriam ficar. Afinal, só com um corte efetivo (e não publicitário) é que o Rio Grande do Norte pode recuperar uma capacidade de investimento que ele jamais teve de forma real (ou seja, só foi viabilizado por meio de privatização e não de redução de gastos).
POSSE
Passou quase despercebida a posse do novo presidente da Câmara Municipal de Natal, o vereador Franklin Capistrano. Considerado o mais experiente da Casa, Franklin vai ter que ter paciência com a oposição e, principalmente, jogo de cintura para lidar com o prefeito Carlos Eduardo Alves e saber quando é a hora de cobrar. Afinal, se não cobrar, dificilmente verá qualquer melhoria para a Câmara nos próximos dois anos. E isso inclui a sede novo da Casa, que aguarda a Prefeitura para sair do papel.

Comentários