COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS (JORNAL DE HOJE)

O Diário Oficial do Município trouxe na edição de hoje a convocação de servidores e ex-servidores para comparecerem à sede da Secretaria Municipal de Administração, no intuito de tomarem ciência da conclusão do referido processo e do valor a ser restituído ao Erário. A convocação é referente à “conclusão dos trabalhos de Sindicância instaurada para apuração do pagamento em duplicidade de verbas rescisórias a servidores municipais ocupantes de cargos comissionados, exonerados em janeiro/2013″.
MICARLA II
E, dentre os 20 nomes constantes da lista, um chamou mais a atenção do que todos os outros: Micarla Araujo de Sousa Weber, a ex-prefeita de Natal. Envolvida em uma denúncia de corrupção e desvio de recursos, ela foi afastada da Prefeitura de Natal ainda em 2012 e nem chegou a terminar o mandato.
BOLSA-ATLETA
O projeto de lei que cria o bolsa-atleta, aprovado na Assembleia Legislativa, foi vetado pelo governador Robinson Faria, pelos vários vícios que a matéria conteria. Porém, isso não quer dizer que a discussão em torno desse importante benefício está encerrada. O secretário estadual de Esportes, o vereador licenciado George Câmara, do PC do B, promete tentar implantar o benefício neste governo.
BOLSA-ATLETA II
Segundo George Câmara, inclusive, não há nem o que discutir em torno da matéria. “Está no projeto de governo de Robinson Faria. Nós temos que fazê-lo”, garantiu o comunista em conversa com este interino, acrescentando que, na pasta, tentará continuar a discussão em torno da transformação do esporte em uma política pública.
CENTENÁRIO
Por outro lado, George Câmara praticamente descartou a possibilidade de apoio financeiro aos clubes potiguares neste ano. Bom, pelo menos, com recursos da secretária. “Nossa verba é muito pouca e não seria certo destinar quase tudo que temos para ajudar aos clubes, por mais que este seja um ano importante por ser o ano dos centenários de ABC, América e Alecrim”, afirmou.
BOM SENSO
Ou seja: George Câmara mostrou ter bom senso. Com visibilidade e popularidade, ABC e América, principalmente, podem buscar parcerias privadas para patrocínio. E, se mesmo assim, diante da fragilidade do marketing dos clubes potiguares, o Governo Estadual quiser ajudar, que faça isso com a verba destinada para a publicidade e não com o limitadíssimo montante da Secretaria de Esportes, que teria muito mais utilidade na elaboração e execução de ações ligadas ao esporte amador.
PUBLICIDADE
A destinação de parte da publicidade para o esporte de alto rendimento é medida muito praticada em outros estados onde, assim como no Rio Grande do Norte, existem poucas empresas dispostas a se tornar patrocinadoras. O que não pode haver, entretanto, é o que já ocorreu aqui outras vezes, onde apenas o futebol lucrava com isso. Se vai ajudar um, o Estado deve ajudar todos. Criar uma política pública de incentivo ao esporte e ganhar com a visibilidade da marca na roupa de seus atletas, seja no futebol, seja nas competições atleticas, seja no MMA, onde o Rio Grande do Norte é um celeiro de talentos e jamais contribuiu financeiramente para a carreira de qualquer um deles.
RETORNO
Para quem tem dúvidas se há retorno nisso, é fácil comprovar que há sim. O lutador Renan Barão já trouxe, por exemplo, a estrutura do UFC para fazer vídeos em Natal, mostrando as belezas das praias potiguares. O vídeo, publicado na página oficial da organização de lutas no YouTube, foi visto por milhares de pessoas, do mundo inteiro. Um comercial que não rendeu qualquer custo para Estado e Município.
GREVE
A Associação dos Advogados do RN tentará uma última chance conciliação antes da greve dos servidores do TJ. Se não houver, o próprio Judiciário deverá definir se a paralisação é legal ou não. Imagine, então, como seria para um juiz ter que julgar contra os servidores que estão ali, do lado dele, fazendo quase que seus trabalhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUTEBOL NA TV