COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS (JORNAL DE HOJE)

A matéria do Fantástico sobre o esquema da Sinal Fechado no RN, parou a classe política potiguar. As declarações de George Olímpio em relação a Wilma de Faria, Ezequiel Ferreira e José Agripino, repercutiram bastante no Estado e também fora daqui.
WILMA
Em relação a Wilma de Faria, a residência oficial da então governadora voltou a ser noticiada como local de ‘tratativas’ do filho Lauro Maia. Mais um fato negativo para a Guerreira contabilizar como desgaste em sua imagem.
EZEQUIEL
No caso de Ezequiel Ferreira, as palavras de George Olímpio são muito fortes contra o presidente da Assembleia. A repercussão de um fato como esse fragiliza o chefe de um poder. Sua situação poderá ficar complicada como gestor do Legislativo.
ERICO
Fato novo na reportagem do Fantástico foi a parte em que o ex-diretor do Detran, Érico Ferreira, aparece em vídeo recebendo dinheiro. Imagens fortíssimas que destroem qualquer reputação.
AGRIPINO
O senador José Agripino talvez tenha sido o mais prejudicado com a reportagem do Fantástico, devido a sua condição de presidente de um partido e líder nacional da oposição. No momento atual, de fragilidade do Governo Dilma, era tudo que o PT queria para enfraquecer o nome de um dos principais líderes da oposição.
DEFESA
José Agripino fez sua defesa amparado em duas verdades: O depoimento de George Olímpio, registrado em cartório, desmentindo qualquer pedido de propina e o arquivamento da investigação pelo Ministério Público Federal. Duas situações vinculadas. Só houve o arquivamento porque ocorreu o desmentido do denunciante. O que o pai de Felipe disse é verdade. Mas houve fato novo em relação ao tema.
MUDANÇA
O fato novo foi justamente a mudança de postura de George Olímpio. Outrora na condição de negar qualquer esquema e proteger todos os envolvidos, o empresário decidiu delatar o intestino do negócio para minimizar sua situação no processo. Isso mudou tudo.
DELAÇÃO
Naturalmente que a palavra do delator não é verdade absoluta. Precisa de nexo com a realidade e consistência em relação aos fatos. O Ministério Público entendeu que o empresário falou a verdade, a partir da riqueza de detalhes que apresentou e outros elementos que fundamentaram seu depoimento.
ABERTURA
Com a delação do principal operador do esquema da inspeção veicular, claro que há possibilidade de haver desarquivamento da investigação contra Agripino. Há fatos novos que justificam novo procedimento. E a mídia nacional vai cobrar do procurador-geral da República que investigue o caso.
FINAL
O senador José Agripino não é contumaz protagonista de escândalos. Pelo contrário; sua vida pública local e nacional tem sido pautada na cobrança de postura ética e honestidade nos procedimentos de seus adversários. Apenas dois episódios maculam essa trajetória: O Rabo de Palha, no início da carreira e a propina da Sinal Fechado no fim da mesma carreira.
PEDIDO
Segundo George Olímpio, José Agripino teria feito a comparação com o que o esquema teria dado para a campanha de Iberê. Ao dizer que a quantia havia sido de R$ 1 milhão, o pai de Felipe teria dito que queria o mesmo valor. Agripino não nega os encontros com Olímpio, mas repudia que tenha pedido dinheiro.
FALSIFICAÇÃO
O fato mais importante visto pelos promotores que investigaram o caso da Sinal Fechado para livrar o governador Robinson Faria de qualquer participação no esquema foi a comprovação que falsificaram a assinatura do então presidente da Assembleia para dar prosseguimento ao projeto sem tramitação normal.
QUEM?
O problema é que a falsificação da assinatura de Robinson foi comprovada por perícia do ITEP; mas ninguém sabe quem falsificou. Quem terá sido o autor da falsificação? E por que Robinson não reclamou que sua assinatura havia sido falsificada?
DEFESA
Dois deputados estaduais prestaram depoimento em defesa de Robinson Faria: José Dias e Getúlio Rêgo. Ambos estão na oposição ao seu Governo.
VALOR
O esquema de corrupção da inspeção veicular, assim como todo esquema de corrupção, não se apega a partido ou grupo político; os corruptos fazem acordo com quem está no poder e pode fazer o esquema funcionar. Foi assim na inspeção. Começou com um grupo e passou para outro.
OPOSIÇÃO
O esquema da inspeção nasceu no Governo Wilma de Faria; quando a mãe de Lauro deixou o Governo para ser candidata ao Senado, a gangue mirou em seu sucessor, Iberê Ferreira; quando o pai de Joca perdeu a eleição, o esquema ‘pulou’ para Rosalba, a vitoriosa no pleito. Ou seja: não há filiação ou oposição e governo; o que vale é quem está mandando no momento.
GOVERNO
Justamente pelo fato de que havia um novo Governo, é que George Olímpio foi ao encontro do senador José Agripino, para que as portas da nova gestão fossem abertas para o esquema. Tanto é assim que o primeiro diretor do Detran de Rosalba, Érico Ferreira, foi envolvido pelo esquema e denunciado pelo MP.
DENÚNCIA
Outro que, na avaliação do Ministério Público participou do esquema foi Delevan Gutemberg, então diretor do DER na gestão Wilma de Faria. Vai virar réu da operação Sinal Fechado a partir da denúncia do Ministério Público.
CITADO
A revista Veja deste final de semana citou o nome do ex-deputado Henrique Alves como provável integrante da lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Segundo a revista, o filho de Aluízio poderá ser denunciado por participação no esquema do petrolão, a corrupção na Petrobras.
DERROTA
O governador Robinson Faria tem sido criticado por alguns integrantes do exército de combate do tempo das vacas magras. A turma reclama de desatenção; o pior, dizem alguns, é que ele tem se aproximado de gente que tentou derrotá-lo e se afastou de quem lutou pela sua vitória. O problema é que, quem chega ao Governo, erra ao não permitir que sua turma sinta o gosto da vitória e os adversários sintam o amargo sabor da derrota. Às vezes, as posições se invertem. Pode ser o caso atual.
Compartilhar:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUTEBOL NA TV