PMDB PROPÕE FIM DA REELEIÇÃO

O PMDB apresentou nesta terça-feira (17) um conjunto de propostas para a reforma política. Entre as sugestões estão o fim da reeleição e a ampliação do período de mandato para cinco anos. O documento também traz alterações na forma de financiamento de campanhas eleitorais. De acordo com o texto, as doações para campanhas poderão ser feitas por pessoas e empresas a um único partido, que passará os dinheiro ao candidato.
O presidente da Fundação Ulysses Guimarães, órgão de consultoria do PMDB, Moreira Franco, disse que o ideal seria o estabelecimento de um limite para o financiamento.
— A contribuição terá que ser feita ao partido, para este candidato, e será fixado um teto para a contribuição, tanto da empresa quanto da pessoa física, para que o sistema tenha transparência absoluta.
Franco também explicou que a proposta estabelece que as mudanças aconteçam nas próximas eleições municipais de 2016. Segundo ele, será necessário um período de transição para que em 2022 haja coincidência das eleições em todo o País.
— A transição se fará de agora, da próxima eleição municipal. O prefeito e vereador terá mandato de seis anos para que em 2022 nós possamos ter todos os cargos sendo disputados em um mandato de cinco anos.
Com isso, o tempo do mandato de senador passaria de oito para 10 anos.
O documento foi entregue ao vice-presidente da República, Michel Temer, que também ocupa o cargo de presidente do PMDB. Temer ressaltou a necessidade de projetos que modifiquem a cultura política e institucional do Brasil.
— A reforma política é uma coisa ansiada há muito tempo e jamais realizada. Acho que hoje há condições.

Comentários