COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS (JORNAL DE HOJE)

CEARÁ-MIRIM
A possibilidade da candidatura do secretário-adjunto da Casa Civil, Júlio Cesar, a prefeito de Ceará-Mirim e sua superioridade diante dos nomes já lançados, provocaram reações do grupo ligado ao prefeito Antonio Peixoto e dos que votaram contra o então candidato Robinson Faria. Essa turma está politizando um tema que não merece isso.
PRESÍDIO
O pior do ‘protesto’ dos grupos de oposição ao Governo do Estado em Ceará-Mirim é que se amparam em uma mentira de que a atual gestão é que estaria levando o presídio para a Terra dos Verdes Canaviais. Na verdade, o projeto foi feito pela então governadora Rosalba Ciarlini, que contou com o apoio do prefeito Peixoto, que chegou a ceder um terreno para a construção do presídio.
DEMAGOGIA
Quando surgem os motins e rebeliões por causa da superlotação nos atuais presídios, todos, sem exceção, dizem que a construção de novos presídios é emergencial e sua necessidade é indiscutível. Porém, quando os locais são postos, imediatamente os protestos de políticos demagógicos querem tomar o lugar da razão.
SEGURANÇA
Naturalmente que ninguém quer ser vizinho de presídio. Porém, a construção é inevitável e o momento, inadiável. Há presídios em Natal, Parnamirim e Mossoró. No caso da capital do Oeste, houve reação semelhante, com argumentos de que a insegurança iria aumentar e que haveria fugas. Nunca houve uma fuga no presídio de Mossoró.
PENINTENCIÁRIA
A previsão é de que Ceará-Mirim abrigue a construção de uma penitenciária de segurança máxima, nos moldes da que foi construída em Mossoró. Portanto, evitar a edificação de uma unidade prisional por pura politicagem é ser favorável aos contínuos atos de rebeliões nos atuais presídios.

TÚLIO LEMOS

Comentários